“E agora, fanfarrão, agora falo contigo,
e só contigo. Por que causa
ordena que se faça uma cobrança
tão rápida e tão forte contra aqueles
que ao Erário só devem tênues somas?”
(GONZAGA, T. A. Cartas Chilenas. Apud: SANTIAGO, P. Por dentro da História: ensino médio. SP: Escala Educacional. 2007. p.408.)
Os versos referem-se à
- A) Conjuração Baiana, que tinha por objetivo a emancipação da região, fato que contribuiria para a facilitação do comércio, haja vista a anulação do exclusivo colonial.
- B) Inconfidência Mineira, movimento influenciado pelo ideário dos rebeldes da Revolução Americana e planejado após o anúncio da cobrança da derrama.
- C) Revolta de Beckman, na qual colonos do Maranhão colocaram-se contra o domínio jesuíta na região e a proibição da escravização dos índios.
- D) Revolta de Felipe dos Santos, cujo líder foi julgado e executado na própria Capitania de Minas por ter-se colocado contrário à criação das Casas de Fundição.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Inconfidência Mineira, movimento influenciado pelo ideário dos rebeldes da Revolução Americana e planejado após o anúncio da cobrança da derrama.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a qual evento histórico os versos se referem.
A) Conjuração Baiana, que tinha por objetivo a emancipação da região, fato que contribuiria para a facilitação do comércio, haja vista a anulação do exclusivo colonial.
INCORRETO. A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi um movimento de caráter popular que ocorreu na Bahia em 1798, com forte influência dos ideais iluministas difundidos pela Revolução Francesa. No entanto, o poema de Tomás Antônio Gonzaga, "Cartas Chilenas", não faz referência a esse movimento, mas sim à Inconfidência Mineira, na qual o autor foi um dos principais envolvidos.
B) Inconfidência Mineira, movimento influenciado pelo ideário dos rebeldes da Revolução Americana e planejado após o anúncio da cobrança da derrama.
CORRETO. O poema "Cartas Chilenas" é uma sátira política escrita por Tomás Antônio Gonzaga, um dos inconfidentes mineiros, que critica a administração do governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses. A "cobrança tão rápida e tão forte" mencionada no poema refere-se à derrama, um imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre a produção de ouro na colônia, que foi uma das principais causas da Inconfidência Mineira.
C) Revolta de Beckman, na qual colonos do Maranhão colocaram-se contra o domínio jesuíta na região e a proibição da escravização dos índios.
INCORRETO. A Revolta de Beckman foi um movimento que ocorreu no Maranhão no final do século XVII, muito antes da Inconfidência Mineira e da publicação das "Cartas Chilenas". O poema de Tomás Antônio Gonzaga não faz referência a esse evento.
D) Revolta de Felipe dos Santos, cujo líder foi julgado e executado na própria Capitania de Minas por ter-se colocado contrário à criação das Casas de Fundição.
INCORRETO. A Revolta de Felipe dos Santos, também conhecida como Revolta de Vila Rica, ocorreu em Minas Gerais no início do século XVIII, também antes da Inconfidência Mineira e da publicação das "Cartas Chilenas". Embora tenha sido um movimento contra a cobrança de impostos pela Coroa Portuguesa, não é a esse evento que o poema de Tomás Antônio Gonzaga se refere.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
Deixe um comentário