No que se refere à Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, no ano de 1710, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deveu-se ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
II – Deveu-se ao conflito principal entre árabes e holandeses.
III – Deveu-se a uma disputa interna entre escravos e índios na região norte do Recife.
- A) Apenas o item I é verdadeiro.
- B) Apenas o item II é verdadeiro.
- C) Apenas o item III é verdadeiro.
- D) Todos os itens são verdadeiros.
- E) Nenhum dos itens é verdadeiro
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas o item I é verdadeiro.
Gabarito: ALTERNATIVA A
- No que se refere à Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, no ano de 1710, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
No início do século XVIII, Olinda, então capital da capitania de Pernambuco, vivia um delicado declínio de sua produção açucareira e o comprometimento do comércio que sempre sustentou a cidade. Paralelamente, Recife - um subúrbio de Olinda - crescia em importância pela atuação dos comerciantes locais, que praticavam juros abusivos. Em 1710, a Coroa portuguesa autorizou a separação de Recife com a criação de uma Câmara Municipal e de um Pelourinho; provocando a ira dos senhores de engenho, que acabariam invadindo Recife, acusando os comerciantes ("mascates") pela penúria econômica de Olinda.
- I – Deveu-se ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
A afirmativa dá conta da tensão básica entre Recife e Olinda. Os donos de engenho nativos concentrados em Olinda viam no esplendor de Recife a marca inequívoca da usura praticada contra eles. As dificuldades com os preços do açúcar fizeram com que esses produtores se comprometessem em dívidas com os comerciantes europeus sediados em Recife sem uma perspectiva clara de melhora. Guerrear contra os "mascates" foi o choque ocasionado pelo acúmulo dessas tensões políticas e econômicas entre os comerciantes portugueses e a aristocracia rural. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II – Deveu-se ao conflito principal entre árabes e holandeses.
O período das invasões holandesas se concentrou por volta do segundo quarto do século XVII e não teve significativa presença árabe na região. Quando a Guerra dos Mascates, a expulsão holandesa já havia sido concluída há décadas e a colonização holandesa nas Antilhas já começava a impor dificuldades para o açúcar pernambucano nos mercados internacionais. Afirmativa falsa.
- III – Deveu-se a uma disputa interna entre escravos e índios na região norte do Recife.
A afirmativa é bastante despropositada. O choque não envolvia os oprimidos da terra, e sim as suas elites. Além disso, era mutuamente excludente com a primeira, o que já devia impedir o candidato de assinalar que todas as afirmativas são verdadeiras por mera impossibilidade lógica. Afirmativa falsa.
a) Apenas o item I é verdadeiro.
b) Apenas o item II é verdadeiro.
c) Apenas o item III é verdadeiro.
d) Todos os itens são verdadeiros.
e) Nenhum dos itens é verdadeiro
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário