Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, o desenvolvimento social da criança influencia o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
II. A Era Vargas, que ocorreu entre os anos de 1930 e 1945, foi o período em que Getúlio Vargas esteve no poder.
III. No Brasil, a Inconfidência Mineira teve forte influência do Iluminismo.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Leia as afirmativas a seguir:
- I. Para Piaget, o desenvolvimento social da criança influencia o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Jean Piaget foi um dos grandes pensadores do século XX e deixou uma robusta contribuição no campo da pedagogia. Seu trabalho estabeleceu que as relações de ensino-aprendizado não podem ser consideradas alheias às demais dimensões da vida e que a construção do aprendizado está intimamente ligada à formação do indivíduo como um todo. Nesse sentido, Piaget insiste que a cognição não pode ser vista como algo isolado, mas sim integrando um todo complexo e com grande relação com a afeição. Na prática, isso significa que os valores afetivos têm de se fazer presentes na organização da pedagogia. Nessa esteira, o desenvolvimento social e o desenvolvimento afetivo e cognitivo estão correlacionados mutuamente num processo de retroalimentação complexa, segundo o qual um não pode prescindir do outro. Exige-se, assim, uma construção pedagógica muito mais robusta para dar sustentação a essa estrutura para o desenvolvimento infantil. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. A Era Vargas, que ocorreu entre os anos de 1930 e 1945, foi o período em que Getúlio Vargas esteve no poder.
A chamada Era Vargas compreende os quinze anos do primeiro ciclo de poder de Getúlio Vargas, compreendido entre 1930 e 1945. Em 1930, Vargas subiu ao poder por um golpe de Estado que depôs Washington Luís e rompeu com a estrutura de poder que havia eleito Júlio Prestes naquele mesmo ano. Orquestrando o golpe juntamente com algumas elites estaduais, Vargas pôs fim à Primeira República e iniciou um governo provisório ao arrepio da ordem constitucional anterior, governando até 1934 sem uma Constituição de fato. Entre 1934 e 1937, Vargas viveu o chamado Governo Constitucional, ao longo do qual vigorava a a Constituição de 1934, sob a qual foi eleito indiretamente para um mandato de transição até o restabelecimento pleno da ordem democrática. Em 1937, no entanto, Vargas alardearia a existência de uma grande conspiração comunista contra o país e desfecharia um novo golpe de Estado, proclamando o Estado Novo e uma nova Constituição, banindo os partidos políticos e dando uma guinada autoritária de inspiração fascista. Estabelecendo um regime de exceção, Vargas governaria até 1945, quando, acossado pelas contradições após a derrota do fascismo na Europa, foi apeado do poder por um novo golpe de Estado em outubro. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. No Brasil, a Inconfidência Mineira teve forte influência do Iluminismo.
Ocorrida em 1789, a Inconfidência Mineira foi uma conspiração frustrada para levantar a região das Minas Gerais num levante contra a domínio português. A elite mineira, composta tanto por membros ilustrados quanto por senhores de minas, vinha acumulando frustrações e revoltas contra o arrocho colonial imposto pela metrópole por meio da estrutura tributária mesmo em meio ao declínio da mineração aurífera. A elite ilustrada local tinha grande contato com o momento filosófico da Europa e desenvolveu grande predileção pelos pensadores políticos do Iluminismo, que questionavam as bases do absolutismo e da própria monarquia e defendiam o estabelecimento da razão como forma de organizar todos os aspectos da vida. Além disso, a experiência da Revolução Americana (1776), profundamente inspirada nos pensadores iluministas e decisiva para a sorte dos Estados Unidos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, estão corretas as afirmativas I, II e III.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
d) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário