Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os movimentos de resistência indígena ao domínio e ao escravismo do colonizador se deu de distintas maneiras, inclusive através do combate propriamente dito.

 

No nordeste, os indígenas promoveram um conflito de resistência que durou mais de dez anos e ficou conhecido como:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Confederação dos Cariris

Gabarito: ALTERNATIVA D

  • a)  Confederação dos Tamoios

A Confederação dos Tamoios remete ao processo de colonização da América portuguesa no século XVI. Os contatos estabelecidos entre os colonizadores europeus com as nações do tronco Tupi, em geral, foram bem sucedidas, o que facilitou o extrativismo vegetal português na primeira metade do século XVI. No entanto, a presença francesa em torno da Baía da Guanabara em meados do século possibilitou um rearranjo das forças entre os indígenas, formando uma forma de confederação liderada pelos índios tamoios pela expulsão dos colonizadores portugueses, que receberam o apoio de outras nações Tupi. Ou seja, apesar de ser um caso de resistência indígena, não está inserido na colonização do Nordeste. Alternativa errada.

  • b)  Batalha dos Guararapes

No final da década de 1640, com a liderança dos senhores de engenho, Pernambuco pegaria em armas contra os invasores holandeses no que ficou conhecida como Insurreição Pernambucana. As batalhas dos Guararapes são comumente entendidas como a primeira manifestação nacionalista brasileira, criando formas de identificação que superavam a simples dominação colonial portuguesa. O confronto final se daria em 19 de fevereiro de 1649. Alternativa errada.

  • c)  Quilombo dos Palmares

 Localizado na região da Serra da Barriga (AL), que pertencia, à época, à capitania de Pernambuco, o Quilombo de Palmares se constituiu ao longo do século XVII em alguma medida por conta dos distúrbios e fragilizações decorrentes das Invasões Holandesas naquela capitania. Tendo seus primeiros integrantes - escravos fugidos - chegado no final do século anterior a partir das fugas dos engenhos, a fama e as proporções do quilombo atraíram excluídos de toda sorte no século XVII, além dos escravos propriamente ditos. No seu auge, Palmares chegou a abrigar cerca de vinte mil pessoas organizadas em torno de vários núcleos menores e sempre assediado, principalmente por conta da escassez de mão de obra escrava após a expulsão dos holandeses em 1654. Até a derrota final do quilombo em 1710, conseguiram resistir a dezoito missões oficiais destinadas à destruição de Palmares. Alternativa errada.

  • d)  Confederação dos Cariris

A Confederação dos Cariris se concentrou nos territórios dos atuais estados do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Paraíba. Tratou-se da organização da nação indígena Cariri para resistir contra a colonização portuguesa, agindo principalmente no agreste da região entre o século XVII e o início do século XVIII. ALTERNATIVA CORRETA.

  • e)  Guerras Guaraníticas

O Tratado de Madri (1750) foi firmado após o fim da União das Coroas Ibéricas (1580-1640), quando Portugal voltou a ser um Estado independente frente a Espanha e retomou o controle sobre suas colônias pelo mundo. Com o restabelecimento das soberanias ibéricas, era necessário reorganizar as fronteiras entre as colônias na América já que, durante a União, o Tratado de Tordesilhas ficara esvaziado de conteúdo e os movimentos de colonização agiram de maneira mais livre. O Tratado de Madri, portanto, estabeleceu as linhas gerais da separação definitiva entre a América portuguesa e a espanhola. Nesse sentido, uma das principais preocupações espanholas era afastar Portugal do ponto estratégico do estuário do Rio da Prata, já que era o ponto de entrada para o interior dos seus vice-reinados na América do Sul e ponto nevrálgico para o escoamento de carregamentos de metais nobres. Por sua vez, Portugal insistia no reconhecimento e na legitimação de seus avanços coloniais para o interior do continente, defendendo a tese do uti possidetis, segundo a qual os territórios já ocupados deveriam ser reconhecidos como posse formal. Com os conhecimentos cartográficos da época, a negociação se desenvolveu sob crença de que o Rio Paraguai e o Rio Amazonas tinham um ponto de confluência do interior e Portugal conseguiu que fosse reconhecida sua soberania sobre todo o território compreendido entre os dois rios. Como moeda de barganha, os portugueses entregaram aos espanhóis a soberania sobre a colônia de Sacramento (grosso modo, o atual Uruguai), afastando-se do Prata, mas garantindo a posse sobre o território do atual Mato Grosso e da Amazônia. Ao alterar as divisões da região dos Sete Povos das Missões, o Tratado de Madri acionou as tribos Guarani aldeadas na região numa campanha de resistência contra as tropas espanholas e portuguesas. Entre 1753 e 1754, esses choques ficariam marcados como as Guerras Guaraníticas. Alternativa errada.

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *