Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quase duas décadas depois da Conjuração Baiana, durante a estada da Família Real portuguesa no Brasil e o governo de D. João VI, ocorreu um levante emancipacionista em Pernambuco que ficaria conhecido como Revolução Pernambucana. Um dos motivos desta revolta foi

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a grande seca de 1816.

Gabarito: ALTERNATIVA B

 

 

  • Quase duas décadas depois da Conjuração Baiana, durante a estada da Família Real portuguesa no Brasil e o governo de D. João VI, ocorreu um levante emancipacionista em Pernambuco que ficaria conhecido como Revolução Pernambucana. Um dos motivos desta revolta foi

A Revolução Pernambucana (1817) se deu no contexto das grandes transformações do Período Joanino (1808-1821). Com a transferência da família real para o Brasil, instalando a corte no Rio de Janeiro, houve uma importante expansão dos impostos sobre a colônia, que passava a ter de sustentar praticamente sozinha a monarquia portuguesa e as campanhas militares no Prata. Ao mesmo tempo, a reestruturação administrativa e militar da vida colonial implicou num franco favorecimento da nobreza portuguesa sobre a elite colonial, colocando portugueses em postos de comando em toda a colônia, principalmente nas Forças Armadas - desprestigiando as elites locais. Desprestigiados e tendo de pagar mais impostos, os principais nomes da vida colonial em Pernambuco começaram a organizar uma onda de insurreições para proclamar uma república na região, o que contava com o apoio de diversos grupos como latifundiários, clérigos, magistrados, profissionais liberais e estudantes. O clima geral de insatisfação facilitou o alastramento da revolta em direção ao sertão, acionando as elites de Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba a favor das ideias dos pernambucanos. Ainda que cada grupo tivesse suas motivações muito próprias, há de se destacar que as questões eram, no máximo, regionais, não se tratando de um levante para libertar até o Rio de Janeiro, mas sim de um união de elites e de pessoas proeminentes da vida nordestina em favor de um rompimento contra o poder central. Assim, analisemos as alternativas propostas.

 

  • a)  o fim do monopólio comercial de Portugal sobre a colônia.

O fim do exclusivo português sobre sua colônia na América se deu em 1808, quando D. João assinou a Carta de Abertura dos Portos às Nações Amigas. Pelos termos do documento, navios de qualquer bandeira passavam a poder negociar diretamente com os mercadores brasileiros sem o monopólio português. A única exceção feita, por óbvio, era às nações inimigas de Portugal, como, naquele momento, era o caso da França. A medida até era interessante para Pernambuco, cuja economia açucareira estava sendo debilitada pelo avanço da concorrência internacional. Além disso, trata-se de algo bastante anterior ao levante revolucionário. Alternativa errada.

 

  • b)  a grande seca de 1816.

A seca de 1816 complementou decisivamente o quadro de crise geral que atingia a capitania de Pernambuco àquela altura. Com a seca, as zonas canavieiras estavam expostas ao risco ao mesmo tempo em que o flagelo social ficava ainda mais exposto. Em contraste, o aumento de impostos para sustentar os luxos da corte implicava num agravamento geral da insatisfação, o que alimentaria a revolta de 1817. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • c)  a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves.

Em 1815, D. João VI elevou o Brasil à condição de reino, formando, então, o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Formalmente, isso encerrava o período colonial, transformando o Brasil numa unidade administrativa no mesmo patamar que Portugal. Na prática, no entanto, havia pouca mudança e não faria sentido Pernambuco se levantar para transformar o Brasil novamente numa colônia. Alternativa errada.

 

  • d)  a liberação da atividade industrial no Brasil.

O Alvará Régio de 1808 permitia que fossem instaladas indústrias e manufaturas no Brasil, o que era expressamente proibido por alvará publicado em 1785 sob a justificativa de evitar instabilidade na colônia. No entanto, logo em 1810, o mercado brasileiro iria ser aberto aos produtos industriais ingleses com grandes vantagens comerciais, tornando extremamente difícil a competição dos produtos brasileiros dentro do seu próprio mercado. Ou seja, não teve impactos mais amplos na sorte da industrialização brasileira, que só teria seu "impulso definitivo" na década de 1930. Alternativa errada.

 

  • e)  a cobrança forçada de impostos atrasados.

A questão tributária era importante para os revoltosos por conta da criação de novos impostos para financiar os luxos da corte no Rio de Janeiro. Ou seja, não era propriamente algo com impostos atrasados, mas sim com o novo comportamento do governo colonial. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *