A América portuguesa, no período colonial, assistiu a uma série de levantes, que não necessariamente voltavam-se contra o poder metropolitano, mas visavam a conquista de interesses de alguns grupos, tais como as querelas empreendidas acerca da escravização de indígenas e a precedência na ocupação de cargos políticos e militares na região das Minas Gerais. Podemos identificar como revoltas do período colonial:
- A) Guerra do Paraguai, Guerra dos Emboabas e Revolta de Beckman.
- B) Confederação do Equador, Revolução Farroupilha e Guerra do Contestado.
- C) Guerra dos Mascates, Guerra do Paraguai e Guerra do Contestado.
- D) Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas e Guerra dos Mascates.
- E) Confederação do Equador, Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas e Guerra dos Mascates.
A resposta correta é a letra D porque as três opções mencionadas são revoltas que ocorreram durante o período colonial brasileiro.
A Revolta de Beckman foi uma insurreição ocorrida em 1684, em São Luís do Maranhão, liderada por Manuel Beckman, que visava a conquista de interesses econômicos e políticos na região.
A Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido entre 1707 e 1709, na região das Minas Gerais, entre os paulistas (emboabas) e os forasteiros (emigrantes de outras regiões), que disputavam a exploração de ouro e a ocupação de cargos políticos e militares.
A Guerra dos Mascates foi uma revolta ocorrida em 1710, em Recife, Pernambuco, que envolveu a luta entre os mascates (comerciantes e proprietários de terras) e os senhores de engenho, que disputavam o poder político e econômico na região.
As outras opções apresentadas não são revoltas que ocorreram durante o período colonial brasileiro.
Deixe um comentário