A imagem acima expressa de forma irônica o sentimento que toma conta do país com a desordem existente em nossos dias. Ela nos remete, também, ao sentimento que marcou a ação dos insurgentes de 1789. Sobre a Conjuração Mineira, podemos afirmar que:
- A) Teve como principal inspiração o Positivismo.
- B) A Inconfidência Mineira foi influenciada pelos ideais da Revolução Francesa.
- C) Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
- D) A Conjuração Mineira, em 1789, foi a primeira a manifestar a intenção de romper com os laços Coloniais e reuniu diversos membros da elite mineradora.
- E) O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias NÃO exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A Conjuração Mineira, em 1789, foi a primeira a manifestar a intenção de romper com os laços Coloniais e reuniu diversos membros da elite mineradora.
Gabarito: ALTERNATIVA D
A imagem acima expressa de forma irônica o sentimento que toma conta do país com a desordem existente em nossos dias. Ela nos remete, também, ao sentimento que marcou a ação dos insurgentes de 1789. Sobre a Conjuração Mineira, podemos afirmar que:
- a) Teve como principal inspiração o Positivismo.
O Positivismo é uma corrente filosófica do século XIX; ou seja, é posterior à Inconfidência Mineira. Os inconfidentes estavam mais influenciados pelas ideias do Iluminismo e pela Independência dos Estados Unidos. Alternativa errada.
- b) A Inconfidência Mineira foi influenciada pelos ideais da Revolução Francesa.
Como explicado acima, a principal referência para os inconfidentes era a Revolução Americana (1777). A Revolução Francesa ocorreria apenas no mesmo ano em que a Inconfidência Mineira seria debelada; isto é, em 1789. Alternativa errada.
- c) Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
A Inconfidência Mineira foi organizada pela elite local de Vila Rica, envolvendo, sim, proprietários de lavras e letrados, mas jamais envolveu qualquer escravo. Além disso, não há qualquer registro de que os inconfidentes desejassem acabar com a escravidão; afinal, vários dos seus integrantes eram senhores de escravos. Alternativa errada.
- d) A Conjuração Mineira, em 1789, foi a primeira a manifestar a intenção de romper com os laços Coloniais e reuniu diversos membros da elite mineradora.
A Inconfidência Mineira (1789) se adensou no contexto do declínio do ciclo do ouro e do aumento do arrocho colonial, principalmente com os impostos pesados sobre a mineração. Com a queda constante da produtividade das minas, a elite mineira se via em um processo de endividamento e de deterioração de suas condições de vida enquanto os impostos portugueses estrangulavam a economia regional. Por outro lado, continuava a ser uma sociedade ilustrada que mandava seus filhos para estudar na Europa e mantinha uma casta importante de profissionais liberais, criando um certo circuito de circulação de livros e de ideias e dialogando com a experiência iluminista e a vitória dos Estados Unidos. Desse caldo de cultura e de contradições, parte da elite mineira passou a conspirar para encerrar o controle português sobre a capitania das Minas Gerais, proclamando-se uma república inspirada na experiência americana. Isto é, todas as motivações e todos os objetivos circulavam em torno do destino da capitania, e não de um sentimento de pertencimento a toda América portuguesa. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias NÃO exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
A Revolução Americana (1776) foi um dos grandes marcos das transformações políticas da América, bem como um grande passo para a prática inspirada no Liberalismo e no Iluminismo do século XVIII. A insurgência americana contra a metrópole por conta de medidas entendidas como abusivas ou ilegítimas era a afirmação de princípios liberais sobre a liberdade dos homens e a legitimidade do poder. E todo esse universo político-filosófico tinha uma reverberação acentuada dentro da Inconfidência Mineira (1789). Apesar de ter sido debelada antes da sua deflagração de fato, a Inconfidência dialogava diretamente com o momento histórico internacional de fragilização do Antigo Regime e a experiência revolucionária americana teve uma contribuição expressiva para isso. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário