Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As Guerras Guaraníticas foram um desdobramento trágico das disputas ibéricas pelo controle da Bacia do Rio da Prata e do intenso tráfico comercial local. Esse conflito, que colocou índios e , jesuítas contra portugueses e espanhóis pela disputa da localidade conhecida como Sete Povos das “‘ Missões, foi originado pelas determinações do seguinte Tratado de Fronteiras:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Madri (1750).

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

    O Tratado de Madri (1750) foi firmado após o fim da União das Coroas Ibéricas (1580-1640), quando Portugal voltou a ser um Estado independente frente a Espanha e retomou o controle sobre suas colônias pelo mundo. Com o restabelecimento das soberanias ibéricas, era necessário reorganizar as fronteiras entre as colônias na América já que, durante a União, o Tratado de Tordesilhas ficara esvaziado de conteúdo e os movimentos de colonização agiram de maneira mais livre. O Tratado de Madri, portanto, estabeleceu as linhas gerais da separação definitiva entre a América portuguesa e a espanhola. Nesse sentido, uma das principais preocupações espanholas era afastar Portugal do ponto estratégico do estuário do Rio da Prata, já que era o ponto de entrada para o interior dos seus vice-reinados na América do Sul e ponto nevrálgico para o escoamento de carregamentos de metais nobres. Por sua vez, Portugal insistia no reconhecimento e na legitimação de seus avanços coloniais para o interior do continente, defendendo a tese do uti possidetis, segundo a qual os territórios já ocupados deveriam ser reconhecidos como posse formal. Com os conhecimentos cartográficos da época, a negociação se desenvolveu sob crença de que o Rio Paraguai e o Rio Amazonas tinham um ponto de confluência do interior e Portugal conseguiu que fosse reconhecida sua soberania sobre todo o território compreendido entre os dois rios. Como moeda de barganha, os portugueses entregaram aos espanhóis a soberania sobre a colônia de Sacramento (grosso modo, o atual Uruguai), afastando-se do Prata, mas garantindo a posse sobre o território do atual Mato Grosso e da Amazônia. Ao alterar as divisões da região dos Sete Povos das Missões, o Tratado de Madri acionou as tribos Guarani aldeadas na região numa campanha de resistência contra as tropas espanholas e portuguesas. Entre 1753 e 1754, esses choques ficariam marcados como as Guerras Guaraníticas. Observemos, então, as alternativas propostas.

     

    a) Madri (1750). b)  Utrecht (1715). c)  Badajós (1801). d)  Rio Pardo (1761). e)  Petrópolis (1903).

     

    Por fim, cumpre esclarecer que o Tratado de Utrecht reorganizou as fronteiras Norte da América portuguesa; enquanto Bajós e Rio Pardo aprofundavam as discussões sobre os termos em volta do Tratado de Madri. E que o Tratado de Petrópolis consagrou a compra do Acre pelo Brasil junto ao governo boliviano. Assim, está correta a ALTERNATIVA A.

    Continua após a publicidade..

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *