A respeito da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil Colônia em 1789, pode ser afirmado com correção que
- A) a extinção da escravidão no Brasil era defendida pelo movimento inconfidente.
- B) entre os projetos dos inconfidentes estava o fechamento dos engenhos e minas.
- C) a coroa portuguesa propôs a anistia de todos os revoltosos e o perdão das dívidas em troca da rendição incondicional dos inconfidentes.
- D) a rebelião foi desencadeada em um contexto marcado pela diminuição da produção aurífera e o aumento da cobrança de impostos.
- E) as lideranças do movimento defendiam a extinção da propriedade privada.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a rebelião foi desencadeada em um contexto marcado pela diminuição da produção aurífera e o aumento da cobrança de impostos.
Gabarito: ALTERNATIVA D
A respeito da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil Colônia em 1789, pode ser afirmado com correção que
- a) a extinção da escravidão no Brasil era defendida pelo movimento inconfidente.
A posição dos inconfidentes acerca da escravidão não era clara e tampouco uníssona. Entre os conspiradores, havia, sim, senhores de escravo interessados na manutenção da escravidão. Lembre-se o estudante que o empreendimento da mineração no século XVIII era profundamente associado à mão de obra escrava e que foi nesse caldo de cultura que ocorreu a Inconfidência Mineira. Alternativa errada.
- b) entre os projetos dos inconfidentes estava o fechamento dos engenhos e minas.
A alternativa é bastante descabida: a sociedade em que a Inconfidência Mineira foi gestada surgiu inteiramente ao redor das minas. A principal atividade econômica e o principal sustento daquelas cidades estavam direta ou indiretamente ligados à mineração. Ou seja, era completamente impensável se falar no fechamento das minas. Além disso, os inconfidentes estavam concentrados na emancipação da capitania das Minas Gerais, na qual o peso dos engenhos era muito menos expressivo do que nas capitanias do Nordeste. Alternativa errada.
- c) a coroa portuguesa propôs a anistia de todos os revoltosos e o perdão das dívidas em troca da rendição incondicional dos inconfidentes.
A Inconfidência Mineira foi debelada pelas autoridades coloniais antes mesmo que qualquer ato fosse deflagrado realmente. A traição de Joaquim Silvério dos Reis entregou os inconfidentes de maneira que pudessem ser presos antes do início de qualquer movimentação efetiva. Ou seja, não faz sentido falar em "rendição incondicional dos inconfidentes", já que foram todos capturados. Além disso, não houve nenhuma oferta de anistia geral aos inconfidentes, sendo Tiradentes o único a receber a pena capital. Alternativa errada.
- d) a rebelião foi desencadeada em um contexto marcado pela diminuição da produção aurífera e o aumento da cobrança de impostos.
O movimento mineiro reunia a elite intelectual e econômica de Vila Rica, principal cidade de Minas Gerais, numa conspiração para deflagrar a independência da capitania mineira frente ao domínio português. Entre as principais causas da revolta estava a cobrança de pesados impostos sobre a mineração, mesmo com o grave declínio da atividade mineradora no último quarto do século XVIII. À época, Portugal cobrava, em impostos, tanto a quinta parte de toda produção aurífera na colônia quanto estabelecia que anualmente a capitania deveria pagar uma quantia fixa em impostos (a chamada "Derrama"). Acossados pelos impostos em tempos de declínio, os principais membros da sociedade colonial ligada à mineração planejaram uma revolução para libertar apenas a capitania de Minas Gerais (e não toda a colônia) frente a Portugal, fundando uma república na América. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) as lideranças do movimento defendiam a extinção da propriedade privada.
Como explicado acima, os líderes do movimento compunham a elite econômica e intelectual da sociedade mineira. Ou seja, não tinham o menor interesse na abolição da propriedade privada. Pretendiam, sim, a formação de uma república nos moldes liberais propostos pelos Estados Unidos. Ou seja, a propriedade privada e a livre iniciativa compunham a base dessa sociedade. Alternativa errada.
Por fim, note o estudante que a simples reflexão sobre quem eram os revoltosos nos ajudava a eliminar praticamente todas as alternativas erradas. Entender que eram da elite mineira logo implicaria no reconhecimento dos seu interesses mais imediatos. Assim, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário