O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou conhecido como Guerras Guaraníticas,
- A) foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização.
- B) ocorreu entre paulistas com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da extração do ouro das Minas Gerais.
- C) definiu a conquista da Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras.
- D) provocou a assinatura do Tratado de Lisboa, pelo qual Portugal devolvia a área conhecida como Sete Povos das Missões à Espanha.
- E) abriu caminho para a conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões – Amazonas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização.
Gabarito: ALTERNATIVA A
O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou conhecido como Guerras Guaraníticas,
- a) foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização.
Em 1750, Portugal e Espanha celebraram o Tratado de Madri, que revisava e restabelecia as fronteiras coloniais na América. Além de consagrar a Portugal o controle sobre a Bacia do Amazonas e reconhecer a bacia do Paraná como uma nova frente de ocupação efetiva de território, passava-se para o controle espanhol a Colônia de Sacramento (grosso modo, o território uruguaio). Em troca, Portugal passava a controla o Oeste do extremo-sul ao receber a região dos Sete Povos das Missões. No entanto, os índios Guarani da região se levantariam em armas contra as tropas coloniais contra as alterações decorrentes do Tratado. Em dois anos de combates, impuseram importantes dificuldades aos novos colonizadores. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) ocorreu entre paulistas com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da extração do ouro das Minas Gerais.
Ocorrida entre 1708 e 1709, a Guerra dos Emboabas foi uma guerra civil que opôs paulistas contra estrangeiros e baianos pelo controle da região mineradora. Pela proximidade da capitania e pela participação paulista na descoberta dos metais nobres, São Paulo pressionava a Metrópole para que a mineração fosse declarada como atividade exclusiva dos paulistas, controlando a área ao seu favor. No entanto, a província não dispunha de números suficientes para o empreendimento, tampouco tinha condições de afastar a chegada de baianos e de estrangeiros na busca pelo ouro. Com a derrota paulista, Portugal optou por fortalecer a região com o desmembramento e o maior controle sobre as concessões para mineração, do que resultaria a criação da capitania das Minas Gerais. Alternativa errada.
- c) definiu a conquista da Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras.
Como explicado acima, naquele momento, Portugal abria mão da Colônia de Sacramento em favor da Espanha em troca dos Sete Povos da Missão. Alternativa errada.
- d) provocou a assinatura do Tratado de Lisboa, pelo qual Portugal devolvia a área conhecida como Sete Povos das Missões à Espanha.
Além de errar o nome do Tratado de Madri, a alternativa inverte o destino dos Sete Povos das Missões, que passaria ao controle português. Alternativa errada.
- e) abriu caminho para a conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões – Amazonas.
As Guerras Guaraníticas ocorreram no extremo-sul do território, muito distante da bacia do Amazonas. Seria o Tratado de Madri que consolidaria o Amazonas como um referencial para a expansão portuguesa, consagrando as conquistas feitas na região. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário