Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que
- A) os diversos grupos sociais envolvidos na revolta tinham como consenso o objetivo de proclamar a república.
- B) o movimento se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, a qual se solidificou com a carta constitucional polonesa, que ficou conhecida como “A Polaca”.
- C) os rebeldes, que tomaram o poder em Pernambuco, construíram um governo provisório, que decidiu extinguir alguns impostos e elaborar uma constituição, decretando a liberdade religiosa e de imprensa e a igualdade para todos, exceto para os escravos.
- D) apesar de ter fracassado, a Revolução Pernambucana foi o movimento mais importante de todos os outros precursores da independência, porque ultrapassou a fase de conspiração, e os revoltosos chegaram ao poder.
- E) tropas reais, enviadas por mar e terra, ocuparam a capital de Pernambuco, desencadeando intensa repressão. Os principais líderes foram presos e sumariamente executados.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o movimento se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, a qual se solidificou com a carta constitucional polonesa, que ficou conhecida como “A Polaca”.
Gabarito: Letra B
A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta e na letra B há uma mistura de informações distorcidas.
Primeiro que o movimento revolucionário de 1817 em Pernambuco não tinha inspirações nos ideais democráticos da Polônia, pois essa nação ainda não era um Estado formado.
A inspiração dos revolucionários pernambucanos eram as ideias iluministas e suas realidades como a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
Além do mais, outro erro da alternativa é a menção à constituição polonesa chamada de “Polaca”. Essa constituição tinha caráter autoritário e inspirou a elaboração da constituição de 1937, a que organizou o Estado Novo no Brasil.
Por que as demais estão certas?
Letra A: Os revolucionários tomaram o Recife e implantaram um governo provisório que proclamou a República.
Letra C: Os revolucionários tomaram o Recife e implantaram um governo provisório baseado em uma constituição redigida por Antonio Carlos Ribeiro de Andrada. O documento trazia a República como forma de governo, estabeleceu a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, sem tocar no problema da escravidão.
Letra D: O fato de terem tomado o Recife e sido combatidos pelas tropas da Corte faz desse movimento singular no Brasil colonial.
Letra E: A Corte consegui acabar com o movimento revolucionário usando um bloqueio naval no Recife e através das tropas terrestres. E reprimiu com muita violência e punições exemplares a fim de eliminar qualquer nova possibilidade de sedições.
Resposta baseada nas fontes:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário