Analise as afirmativas abaixo, em relação às revoltas nativistas.
I – A Revolta dos Beckman teve como causas o abuso dos preços praticados pela Companhia de Comércio do Estado do Maranhão e a carência de mão-de-obra escrava.
II – A Guerra dos Mascates alterou a vida política na região, pois, o povoado de Recife não ficou mais submetido à câmara municipal de Olinda.
III– A Guerra dos Emboabas foi uma disputa entre os diversos povos europeus e os colonos de diversas regiões da colônia contra os paulistas pela posse do ouro descoberto no século XVII, na região de Minas Gerais.
IV – A Revolta de Filipe dos Santos se deu devido aos abusos cometidos pelo governador Conde de Assumar que cobrava impostos sem autorização da Coroa e impunha pesados castigos físicos aos que não pagavam.
Assinale a opção correta.
- A) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
- B) As afirmativas I,II e III são verdadeiras.
- C) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
- D) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
- E) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Explicação:
Afirmativa I: Verdadeira. A Revolta dos Beckman ocorreu em 1684, no Maranhão, e foi motivada pelo abuso dos preços praticados pela Companhia de Comércio do Estado do Maranhão e pela carência de mão-de-obra escrava.
Afirmativa II: Verdadeira. A Guerra dos Mascates ocorreu em 1710, em Pernambuco, e resultou na criação da câmara municipal de Recife, tornando-a independente da câmara municipal de Olinda.
Afirmativa III: Falsa. A Guerra dos Emboabas foi uma disputa entre os paulistas e os emboabas (estrangeiros) pela posse do ouro descoberto em Minas Gerais, não envolvendo diversos povos europeus e colonos de diversas regiões da colônia.
Afirmativa IV: Falsa. A Revolta de Filipe dos Santos ocorreu em 1720, em Minas Gerais, e foi motivada pela cobrança de impostos abusivos pelo governador Conde de Assumar, mas não envolvia a imposição de castigos físicos.
Deixe um comentário