A invasão dos holandeses a Pernambuco foi combatida por uma resistência majoritariamente brasileira. Já na Bahia, outra região invadida pelos holandeses, a resistência
- A) coube, principalmente, aos portugueses, que enviaram navios e soldados para expulsarem os invasores.
- B) coube, principalmente, aos espanhóis que enviaram navios e milhares de soldados para expulsarem os invasores.
- C) também foi lutada pelos brasileiros que se organizaram no interior em uma cidade chamada Arraial do Bom Jesus.
- D) também foi lutada pelos brasileiros que tiveram sua vitória definitiva na Batalha dos Guarapés.
- E) Também foi liderada pelos brasileiros, que tiveram como protagonistas Domingos Fernandes Calabar e Matias de Albuquerque.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) coube, principalmente, aos espanhóis que enviaram navios e milhares de soldados para expulsarem os invasores.
Gabarito: Letra B
A questão quer saber como se deu a resistência na Bahia quando os neerlandeses invadiram o Nordeste na sua primeira tentativa de ocupar regiões produtoras de açúcar. Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar o gabarito.
a) coube, principalmente, aos portugueses, que enviaram navios e soldados para expulsarem os invasores.
Incorreta. Os portugueses sob direção da monarquia espanhola não puderam socorrer os colonos quando da invasão neerlandesa à Bahia em 1624.
b) coube, principalmente, aos espanhóis que enviaram navios e milhares de soldados para expulsarem os invasores.
Correta. De acordo com Ronaldo Vainfas, foi a monarquia espanhola quem socorreu os colonos quando da invasão neerlandesa à Bahia em 1624. Segundo o autor, Filipe IV, rei da Espanha e de Portugal autorizou o envio de uma poderosa esquadra composta de 52 navios, 12.566 homens e 1.185 bocas de fogo, comandada por D. Fradique de Toledo Osório. No início de 1625, os holandeses tiveram de se retirar à vista da esquadra de D. Fradique, pois a maioria de seus navios fora enviada a outras partes ou havia regressado aos Países Baixos.
c) também foi lutada pelos brasileiros que se organizaram no interior em uma cidade chamada Arraial do Bom Jesus.
Incorreta. Embora tenha existido resistência por parte dos colonos, estes não conseguiram expulsar os neerlandeses da Bahia. Além disso, o Arraial do Bom Jesus foi uma resistência levantada pelos colonos em Pernambuco, nos arredores de Recife e, portanto, não foi na primeira invasão neerlandesa que buscou conquistar a Bahia.
d) também foi lutada pelos brasileiros que tiveram sua vitória definitiva na Batalha dos Guarapés.
Incorreta. Essa alternativa aponta para a expulsão dos neerlandeses em Pernambuco e não na Bahia. Entre 1648-1649, os colonos atacaram os neerlandeses em guerrilhas até conseguir a vitória na Batalha de Guararapes.
e) Também foi liderada pelos brasileiros, que tiveram como protagonistas Domingos Fernandes Calabar e Matias de Albuquerque.
Incorreta. Domingos Fernandes Calabar começou do lado da resistência luso-brasileira quando da invasão dos neerlandeses a Pernambuco. Em seguida, passou para o lado dos neerlandeses sem que ainda haja uma explicação concreta para isso. Já Matias de Albuquerque é descrito pela historiografia que estuda as invasões e o domínio dos Países Baixos no Brasil como um dos principais líderes da resistência luso-brasileira em Pernambuco.
Referência:
VAINFAS, Ronaldo. "Tempo dos flamengos: a experiência colonial holandesa". IN: FRAGOSO, João Luís Ribeiro e GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil Colonial: volume 2. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2017.
Deixe um comentário