Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O sentimento de insatisfação sempre marcou a História do Brasil em momentos de grande dificuldade. Durante a ocupação holandesa do nordeste açucareiro, não foi diferente. Os naturais uniram-se para enfrentar o invasor, acarretando assim, pela primeira vez, o surgimento do:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Primeiro traço ele união dos grupos locais.

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

    O enunciado faz referência ao ciclo das chamadas invasões holandesas, que se concentraram entre 1624 e 1654. Após tentarem tomar Salvador, as forças holandesas se dirigiram à capitania de Pernambuco, um dos centros mais importantes de produção de açúcar na América portuguesa. Com uma série de vitórias militares, os invasores conseguiram estabelecer forte controle sobre Pernambuco. Tendo Maurício de Nassau à frente da administração, Recife passou por uma série de reformas e houve importante entrosamento comercial entre os holandeses e os produtores. No entanto, as relações com os holandeses entraram em crise depois de uma série de safras de baixa produtividade cujos rendimentos não eram suficientes para honrar os empréstimos tomados. No final da década de 1640, com a liderança dos senhores de engenho, Pernambuco pegaria em armas contra os invasores holandeses no que ficou conhecida como Insurreição Pernambucana. As batalhas dos Guararapes são comumente entendidas como a primeira manifestação nacionalista brasileira, criando formas de identificação que superavam a simples dominação colonial portuguesa. Assim, observemos as alternativas propostas.

     
    • a)  Primeiro traço ele união dos grupos locais.

    Note o estudante o que diz a imagem: "Batalha dos Guararapes - assim nasceu a pátria". Esse tipo de narrativa, além da explicação dada acima, enquadra a noção de que na Batalha dos Guararapes foi iniciado um processo de conformação da nacionalidade brasileira. A união dos senhores de engenho locais, populares e as forças portuguesas descreviam um arco nativista inédito até então. ALTERNATIVA CORRETA.

     
    • b)  Ardor hispânico ameaçado pela ação luso-batava.

    Portugal estava tentando reaver a região ocupada pelos batavos, e não eram aliados. Portanto, não faz sentido se considerar uma ação concertada entre os dois lados. Alternativa errada.

     
    • c)  Ajuntamento entre negros e franceses para enfrentar os luso-britânicos.

    Não houve nenhuma participação francesa ou britânica na Batalha dos Guararapes. Alternativa errada.

     
    • d)  Desejo de formar uma aliança com os espanhóis e portugueses para expulsar os holandeses.

    Com o fim da União Ibérica em 1840, a Espanha se retirou dos negócios portugueses e coube a Portugal travar sozinho o fim da guerra contra a Holanda pelo controle das regiões açucareiras do Brasil. Alternativa errada.

     
    • e)  Elemento principal na equação econômica da época: o tabaco haitiano em substituição ao açúcar.

    O açúcar era o eixo econômico da Batalha dos Guararapes. Afinal, eram os senhores de engenho unidos contra a presença holandesa no Brasil. Ou seja, não cabe falar da inserção do tabaco haitiano nesse período. Alternativa errada.

       

    Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

    Continua após a publicidade..

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *