Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

BRASIL. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. Selo comemorativo do tricentenário da Restauração Pernambucana. 1954. Disponível em: <http://mlb-s1-p.mlstatic.com/1954-tricentenariorestauraco- pernambucana-mint-c333-14395-MLB2787657551_062012-F.jpg>. Acesso em: 02 nov. 2015.

O selo comemorativo mostra a face de quatro dos líderes da Restauração Pernambucana de 1654 cuja consequência direta foi a

Resposta:

A alternativa correta é letra D) expulsão dos holandeses do Nordeste.

Gabarito: Letra D

 

expulsão dos holandeses do Nordeste

 

O selo comemorativo lançado em 1954 marca os 300 anos da derrota holandesa em Pernambuco diante das forças luso-brasileiras. A batalha é a conclusão do processo de expulsão e retomada dos territórios do Nordeste ocupados pelos holandeses desde 1630.

 

Dentre os fatores dessa reconquista territorial podemos citar: a Restauração Portuguesa diante da Coroa Espanhola, que assegurou a independência do reino português, encerrando assim a união das duas coroas ibéricas; o declínio dos preços de exportação do açúcar e o encarecimento do preço dos escravizados, que prejudicou quem dependia da economia açucareira, o retorno de Maurício de Nassau à Holanda e a consequente mudança de atuação da Companhia das Índias Ocidentais, empresa colonizadora holandesa que resolveu cobrar as dívidas feitas pelos colonos, além da luta religiosa contra os calvinistas holandeses.

 

O selo mostra as quatro lideranças do processo de restauração pernambucana e do Nordeste: João Fernandes Vieira, Antônio Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Henrique Dias que comandaram tropas que expulsaram os holandeses em definitivo em 1654.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: expansão do comércio de escravos.

 

A Restauração Pernambucana não teve como consequência direta a expansão do comércio de escravizados, pois durante o período de domínio holandês no Nordeste brasileiro houve uma forte aumento de cativos para os engenhos.

 

Letra B: propagação dos engenhos de açúcar.

 

A Restauração Pernambucana não teve como consequência direta a expansão dos engenhos de açúcar, pois durante o período de domínio holandês no Nordeste brasileiro houve uma forte aumento dessa unidades produtoras de açúcar e derivados.

 

Letra C: extinção do período colonial no Brasil.

 

A Restauração Pernambucana não teve como consequência direta o fim do período colonial. Para uma corrente de historiadores, o período colonial se encerra com a transferência da família real portuguesa em 1808. Para outros, só termina com a Independência em 1822.

 

Letra E: finalização da Batalha dos Guararapes.

 

A Batalha dos Guararapes foi um conflito entre tropas holandesas e luso-brasileiras ocorrido entre 1648 e 1649 e que marcou a vitória luso-brasileira e o caminho para expulsar definitivamente os holandeses.

   

Referência:

 

VAINFAS, Ronaldo. "Tempo dos flamengos: a experiência colonial holandesa". In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro e GOUVÊA, Maria de Fátima (Orgs.). O Brasil Colonial. volume 2 . Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2017.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *