Continua após a publicidade..
“A presença dos intrusos prejudicava-os a todos os respeitos: nos mercados europeus, oferecendo os gêneros a preços mais vantajosos, pois não tinham quintos a deduzir, e levando-os diretamente aos mercados consumidores, pois não eram obrigados a parar em Lisboa.” (ABREU, Capistrano de. “Capítulos de História Colonial”. São Paulo: Publifolha, 2000. p.59)
O trecho acima apresenta uma preocupação de Portugal com invasores de outros países europeus no território brasileiro. A principal e mais duradoura invasão do território brasileiro foi:
- A) a invasão holandesa durante o século XVII na região Nordeste, que teve como objetivo controlar a produção de açúcar.
- B) a invasão francesa durante o século XVI, que teve como objetivo conquistar totalmente a colônia de Portugal.
- C) a invasão francesa do Rio de Janeiro, que começou no ano de 1555 e teve como objetivo obter uma parcela da extração de pau brasil.
- D) a invasão francesa do Maranhão, que começou no ano de 1594 e teve como objetivo a obtenção de parte do tráfico de escravos.
- E) a invasão holandesa, que começou no ano 1630 e teve como objetivo enfraquecer Portugal, que era um rival político na Europa.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv1$@$
A resposta correta é a letra A) a invasão holandesa durante o século XVII na região Nordeste, que teve como objetivo controlar a produção de açúcar.
Essa alternativa é a correta porque a invasão holandesa foi a mais duradoura e significativa no território brasileiro durante o período colonial. Os holandeses, liderados pela Companhia das Índias Ocidentais, invadiram a região Nordeste do Brasil em 1630 e permaneceram até 1654, com o objetivo de controlar a produção de açúcar, que era um dos principais produtos coloniais da época.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário