Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A primeira metade do século XVII em Pernambuco foi marcada pela invasão holandesa à capitania. A presença holandesa em Pernambuco durou 24 anos, estendendo-se de 1630 a 1654. Essa invasão foi motivada por vários fatores, dos quais é CORRETO destacar

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o bloqueio da Coroa Espanhola ao acesso holandês ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco.

Gabarito: Letra C

 

(o bloqueio da Coroa Espanhola ao acesso holandês ao comércio do açúcar produzido em Pernambuco.)

  

A invasão holandesa ao Nordeste remonta a uma série de conflitos entre holandeses e espanhóis na Europa do século XVI.

 

Filipe II, monarca espanhol, era intolerante às demais religiões e determinou uma invasão do território holandês, que gozava de autonomia dentro do Império espanhol. Os holandeses, protestantes, responderam lutando pela independência política, econômica e territorial da monarquia espanhola cujo credo oficial era o catolicismo.

 

Quando Portugal ficou sem rei, pois D. Sebastião, que participou de uma campanha contra os mouros na África desapareceu, e seu sucessor, o cardeal D. Henrique faleceu dois anos depois, a coroa portuguesa passou a compor a monarquia espanhola por herança.

 

Assim, como holandeses e espanhóis já estavam em conflito, a união das coroas ibéricas fez com que Portugal fosse arrastado para a guerra, sendo proibido de comercializar o açúcar com os holandeses.

 

Portanto, os holandeses passaram a articular um movimento para ocupar as áreas mais fracas do império espanhol, justamente as que pertenciam a Portugal.

 

Primeiro, o Nordeste a fim de garantir o controle direto da produção açucareira. Depois, as colônias na costa da África para obter escravos e enviar ao Nordeste para trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar.

 

Os holandeses permaneceram no Nordeste por 24 anos até que foram expulsos pelos luso-brasileiros em 1654.

 

Uma vez expulsos, os holandeses montaram uma colônia no Caribe e passaram a produzir açúcar com a experiência que tiveram no Brasil.

 

O açúcar caribenho passou a concorrer com o açúcar brasileiro que progressivamente foi perdendo prestígio no mercado europeu.

  

Por que as demais estão incorretas?

  

Letra A: o sucesso da colonização holandesa no sul da América e a vontade da Holanda de expandir seus domínios no Novo Mundo.

 

A colonização dos Países Baixos na América Portuguesa foi motivada pelo bloqueio comercial feito pelos espanhóis em função da guerra de independência das províncias unidas dos Países Baixos. Como os holandeses eram os principais negociadores do açúcar brasileiro e ficaram sem esse produto devido ao embargo espanhol decidiram organizar um projeto de colonização da região produtora de açúcar, no caso, o Nordeste.

  

Letra B: a necessidade de algodão, produto amplamente produzido na capitania de Pernambuco, por parte das indústrias têxteis holandesas.

 

Foi a necessidade de obter o açúcar, produzido amplamente por Pernambuco, que fez com que os holandeses invadissem essa área.

  

Letra D: a presença das tropas holandesas na Bahia, desde 1625.

 

A primeira tentativa de invasão holandesa foi sobre a Bahia, que era a sede do governo brasileiro. Essa invasão durou apenas um ano e não obteve sucesso, pois os holandeses foram expulsos em 1625.

  

Letra E: os interesses dos comerciantes e senhores de engenho locais em comercializar com os holandeses, em detrimento dos portugueses.

 

Os comerciantes e senhores de engenho passaram a comercializar com os holandeses após a invasão, portanto, trata-se de uma consequência. Não foi esse o motivo para a ocupação do nordeste pelos holandeses.

 

Referência:

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *