Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a holandesa, em Pernambuco, foi favorecida pelo constante reforço vindo da Holanda, o auxílio de cristãos-novos residentes na região e por estarem seus soldados mais bem armados e mais experientes.

Gabarito: ALTERNATIVA C

 

Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:

  • a)  a francesa, na Baía da Guanabara, resultou na criação de uma colônia, a França Antártica, formada principalmente por católicos interessados no cultivo da cana-de-açúcar e no trabalho de conversão dos índios.

O estabelecimento da França Antártica tinha como epicentro a Baía da Guanabara no Rio de Janeiro e seus principais combates se concentraram em meados do século XVI. Aliados com indígenas locais, os franceses tentaram estabelecer um núcleo de colonização que resistisse às investidas portuguesas, mas o projeto foi completamente debelado em 1570 com a derrocada dos franceses e da Confederação dos Tamoios. Alternativa errada. O cultivo de cana de açúcar jamais foi uma possibilidade real na região e os franceses mantinham alianças com indígenas para combater os portugueses e indígenas convertidos na área. Alternativa errada.

 

  • b)  a holandesa foi motivada pelo embargo espanhol que, por representar uma ameaça à sua economia, levou o país a decidir-se pela invasão do Brasil, inicialmente pela região do Rio Grande do Norte, onde encontrou forte resistência.

A primeira tentativa de invasão holandesa na América portuguesa ocorreu em Salvador em 1624, cidade que já havia sido pilhada vinte anos antes. Tendo tomado a cidade, os holandeses tentaram uma expansão para o interior, mas foram repelidos pelos colonos que se organizaram sob a liderança de Matias de Albuquerque, novo governador. A expulsão final, no entanto, só ocorreria um ano depois, quando uma esquadra portuguesa sitiou a cidade e forçou a rendição holandesa. Alternativa errada.

 

  • c)  a holandesa, em Pernambuco, foi favorecida pelo constante reforço vindo da Holanda, o auxílio de cristãos-novos residentes na região e por estarem seus soldados mais bem armados e mais experientes.

Depois da já referida invasão em Salvador, os holandeses reorganizaram suas forças e, cinco anos mais tarde, assediaram Pernambuco, conquistando Olinda logo em 1630. Ao longo dos sete anos seguintes, foram travados conflitos de resistência, mas os invasores se afirmaram sobre a resistência, ocupando o território entre o Ceará e o rio São Francisco. Entre 1637 e 1644, governou a região o príncipe holandês Maurício de Nassau. Nassau capitaneou um empreendimento de grande modernização em Pernambuco ao mesmo tempo que reativou a economia e estabeleceu medidas de tolerância e de renovação da Nova Holanda. Elevando Recife à condição de capital pernambucana, foi construída, à semelhança de Amsterdã, a Cidade Maurícia ao lado do velho Recife. Com desavenças com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, Nassau deixaria o Recife em 1644 e as dificuldades entre a administração e os colonos se multiplicam, principalmente porque Portugal, novamente independente, dedica-se à reconquista da região, abrindo um ciclo de dez anos de batalhas contra os holandeses. Em 1664, Recife capitularia e o pleno domínio português seria restabelecido, encerrando o ciclo holandês na região. Militarmente, o período representou um grande esforço para a Holanda, demandando envios constantes para a América do Sul para repelir as investidas luso-espanholas. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • d)  a resistência luso-brasileira à invasão pernambucana foi organizada em grupos de guerrilha e contou com a liderança de Domingos Fernandes Calabar, morto lutando contra os holandeses.

No final da década de 1640, com a liderança dos senhores de engenho, Pernambuco pegaria em armas contra os invasores holandeses no que ficou conhecida como Insurreição Pernambucana. As batalhas dos Guararapes são comumente entendidas como a primeira manifestação nacionalista brasileira, criando formas de identificação que superavam a simples dominação colonial portuguesa. No entanto, Calabar foi uma importante liderança local que apoiou os holandeses na luta contra os portugueses no processo de reconquista de Pernambuco. Alternativa errada.

 

  • e)  embora a resistência luso-brasileira em Pernambuco contasse com a vantagem do fator surpresa e melhor conhecimento do terreno, os holandeses acabaram por conquistar o Nordeste, onde se estenderam desde o Maranhão até a Bahia.

Como explicado acima, a presença holandesa na Bahia foi rechaçada com sucesso já em seu início, evitando que se fixassem no território. Quando da ocupação de Pernambuco, a presença holandesa alcançaria até o Ceará, e não o Maranhão, que fora alvo de invasão francesa. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *