A União Ibérica, que durou exatos 60 anos (1580/ 1640), provocou profundas transformações no Brasil. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas modificações.
- A) marcou o início do processo de expansão do território ao desobedecer os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas;
- B) iniciou a abertura comercial para os países europeus ao permitir a livre circulação de seus navios pelos portos brasileiros;
- C) reconheceu a autonomia política da região produtora de açúcar ao reconhecer o seu controle pelos holandeses;
- D) admitiu a presença de colonos espanhóis na área de influência portuguesa o que impediu a expansão da criação de gado para o interior.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) marcou o início do processo de expansão do território ao desobedecer os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas;
Gabarito: Letra A
O processo de união das duas coroas ibéricas sob a liderança dos monarcas espanhóis, Filipe II e Filipe III possibilitou a expansão do território brasileiro para além dos limites do Tratado de Tordesilhas. É durante a União Ibérica que se consolida a conquista do nordeste brasileiro e abre-se a porta para a ocupação da região norte.
Devemos lembrar que o tratado dividiu o “mundo entre espanhóis e portugueses” e o território português na América ficou restrito a uma pequena parte que deu forma às capitanias hereditárias e ao governo geral.
Quando Portugal passou a fazer parte do Império Espanhol em 1580, a monarquia espanhola adquiriu o Brasil por herança, entretanto, não deu muita atenção a essa porção de terra, pois estava em conflitos com outros estados europeus e se preocupou mais com os territórios dos antigos incas e astecas, respectivamente, Andes e México.
Após resolver os conflitos internacionais, a Espanha passou a observar o Brasil para garantir a sua defesa, uma vez que o território estava sendo atacado por ingleses, franceses e holandeses, que chegaram a montar núcleos coloniais.
Depois de expulsar esses estrangeiros, o território português na América passou a sofrer com as constantes expedições de bandeirantes em busca de ouro, prata, pedras preciosas e índios para mão de obra. As bandeiras cruzavam a todo momento a linha de fronteira definida por Tordesilhas.
Os espanhóis não impediam as bandeiras. Para a Coroa, era uma forma de ocupar o território do Brasil a fim de evitar novas invasões estrangeiras.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: A alternativa é incorreta ao mencionar que a União Ibérica iniciou a abertura comercial para outros países europeus. A União Ibérica fez o contrário, fechou as portas ao comércio internacional, tanto que ingleses, franceses e holandeses procuraram retirar dos espanhóis territórios espalhados pelo mundo. Os holandeses, por exemplo, conquistaram as áreas litorâneas da África e do Nordeste.
Letra C: A Espanha nunca se contentou com a conquista do Nordeste pelos holandeses, tanto que à época da invasão holandesa enviou reforços, mas em menor número, sendo derrotada. A demora em reagir e os gastos que a Coroa estava desenvolvendo nos conflitos europeus foram decisivos para a conquista holandesa de Pernambuco e outras capitanias do nordeste. Portanto, o governo da União Ibérica não reconheceu a autonomia política. Reconhecia como invasão, mas não tinha condições de enfrentar o poderio bélico holandês.
Letra D: A alternativa é incorreta, pois dentro do período da União Ibérica ocorreu a introdução do gado no nordeste e a expansão da atividade pecuária.
Resposta baseada nas fontes:
AZEVEDO, Gislane Seriacopi e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Àtica, 2005.
VAINFAS, Ronaldo. “Tempo dos flamengos: a experiência colonial holandesa”. In: FRAGOSO, João Luís e GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil Colonial, volume 2 (1580-1720). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
Deixe um comentário