As pinturas apresentadas, de Albert Eckhout, foram produzidas a pedido do conde Maurício de Nassau durante seu governo à frente da Capitania de Pernambuco, no início do século XVII. Considerando essas imagens, assinale a opção correta
- A) Consideradas retratos antropológicos, as imagens apresentam fielmente as características físicas e culturais dos indígenas.
- B) A representação de animais silvestres nas telas tinha o objetivo de simbolizar a integração dos indígenas com a natureza.
- C) Não é possível inferir dessas imagens a percepção ocidental sobre os indígenas da América portuguesa.
- D) Desprovidas de simbologias e significados, as pinturas tinham como principal objetivo ressaltar as diferenças físicas entre as etnias indígenas.
- E) Representada à frente de um engenho, a índia Tupi, na primeira tela, servia de propaganda holandesa da força de trabalho indígena para as atividades produtivas da indústria do açúcar.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Representada à frente de um engenho, a índia Tupi, na primeira tela, servia de propaganda holandesa da força de trabalho indígena para as atividades produtivas da indústria do açúcar.
Gabarito: Letra E
Representada à frente de um engenho, a índia Tupi, na primeira tela, servia de propaganda holandesa da força de trabalho indígena para as atividades produtivas da indústria do açúcar.
As pinturas apresentadas, de Albert Eckhout, foram produzidas a pedido do conde Maurício de Nassau durante seu governo à frente da Capitania de Pernambuco, no início do século XVII. O artista holandês Albert Eckhout (1610-1666) veio ao Brasil, em 1637, na comitiva de Maurício de Nassau. Era pintor, desenhista de tipos e costumes, paisagista e naturalista de excepcional domínio do traço e das cores.
Durante sua permanência no Nordeste, Eckhout pintou, entre outras obras, oito grandes telas representando homens e mulheres habitantes do Brasil: Homem Negro/Mulher Negra, Homem Mulato/Mulher Mameluca, Homem Tupi/Mulher Tupi, Homem Tapuia/Mulher Tapuia, executados entre 1641 e 1643.
Em relação à obra Mulher Tupi, podemos notar que em primeiro plano foi destacada a indígena tupi que carrega uma criança em sua mão direita e na mão esquerda equilibra sobre a cabeça um cesto de palha cheio de objetos artesanais.
Ao fundo da tela podemos observar uma plantação de cana-de-açúcar em um engenho e os trabalhos que estão sendo realizados nele. Para a banca, a índia Tupi era uma propaganda holandesa da força de trabalho indígena para as atividades produtivas da indústria açucareira. De fato, os tupis aos olhos do pintor são mais propensos à “civilização” e à domesticação do que os indígenas chamados genericamente de Tapuias, que são retratados sempre de maneira mais selvagem, andando nus e com armas, sempre como se estivessem preparados para a guerra.
Abaixo o fundo da tela Mulher Tupi que mostra o engenho de açúcar.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Consideradas retratos antropológicos, as imagens apresentam fielmente as características físicas e culturais dos indígenas.
As telas representam a visão do pintor sobre os indígenas. Há uma composição e liberdade artística nos quadros, tanto que a mulher tupi usa uma vestimenta europeia, enquanto a tapuia não usa nenhuma roupa, bem como o retrato da mulher tupi feito em uma área com presença humana e a da mulher tapuia em meio a floresta.
Letra B: A representação de animais silvestres nas telas tinha o objetivo de simbolizar a integração dos indígenas com a natureza.
Não há em nenhuma das telas animais selvagens. Somente a presença de um cão na tela mulher tapuia e um sapo na tela da mulher tupi. Animais conhecidos dos europeus.
Letra C: Não é possível inferir dessas imagens a percepção ocidental sobre os indígenas da América portuguesa.
É possível inferir a percepção ocidental sobre os indígenas da América Portuguesa. Isso pode ser provado através do quadro a mulher tapuia. Os tapuias tinham a fama de serem indígenas com práticas antropofágicas, selvagens, resistentes ao aculturamento. O pintor retratou tudo isso em sua tela, onde demonstra pedaços do corpo humano sendo carregados pela índia no cesto e em sua mão.
Letra D: Desprovidas de simbologias e significados, as pinturas tinham como principal objetivo ressaltar as diferenças físicas entre as etnias indígenas.
Nenhuma pintura é desprovida de simbologia e significado. A mulher tupi foi pintada próxima ao contato com os seres humanos, quase integrada à sociedade colonial. Já a mulher tapuia está em meio a selva, fora do contato com os colonos, e, portanto, fora da esfera de civilização. As telas demonstravam os tipos humanos existentes em Pernambuco e os graus de civilização e contato com os europeus.
Referências:
CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. “Os Tupis e os Tapuias de Eckhout: o declínio da imagem renascentista do índio”. Varia historia. 24, Dez 2008.
DOMINGUES, Joelza Ester. Índios brasileiros retratados por um holandês. Blog Ensinar História. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/indios-brasileiros-retratados-por-um-holandes/
Museu de Arte para a Pesquisa em Educação. Mulher Tupi com criança. Disponível em: hhttp://ttps://mare.art.br/mulher-tupi-com-crianca/
Deixe um comentário