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“Uma das atividades de maior importância desenvolvidas pela Igreja Católica na Colônia foi a educação escolar. Nessa atividade, a  Companhia de Jesus desempenhou o papel principal, entre todas as congregações e ordens religiosas(…)”.

 

PRIORE, Mary Del. Religião e religiosidade no Brasil Colonial. São Paulo: Ática, 1997. p. 59.

 

 

Sobre o papel da igreja católica no Sistema Colonial, assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Para combater o que consideravam como ―crimes contra as verdades da fé cristã‖, os portugueses enviaram para o Brasil representantes do Tribunal da Inquisição. Estes tinham autorização para realizar investigação contra suspeitos de crimes contra a fé.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

“Uma das atividades de maior importância desenvolvidas pela Igreja Católica na Colônia foi a educação escolar. Nessa atividade, a  Companhia de Jesus desempenhou o papel principal, entre todas as congregações e ordens religiosas(...)”. PRIORE, Mary Del. Religião e religiosidade no Brasil Colonial. São Paulo: Ática, 1997. p. 59.

 

Sobre o papel da igreja católica no Sistema Colonial, assinale a alternativa CORRETA.

  • a)  Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas foram pressionados e logo abandonaram sua religião, considerada primitiva pelos europeus. Isso surtiu um efeito positivo para a colonização, pois os indígenas passaram a considerar a coroa portuguesa como salvadora de suas almas.

Numa alternativa como esta, é importante que o candidato tenha muito claro que é bastante equivocado tratar as populações originárias da América como massas homogêneas que reagiram de maneira igual à chegada dos colonizadores europeus. Entre as diversas nações indígenas que tiveram contato com os portugueses ainda no século XVI, de fato, algumas acabaram se aproximando dos esforços de catequização e conviveram com os jesuítas aceitando a fé católica. No entanto, houve também movimentos de resistência e de distanciamento sistemático contra esse tipo de intervenção. Além disso, a posição dos catequistas era muito clara sobre a onipotência divina como salvadora de almas, e não da força colonizadora portuguesa. Não por acaso, surgiram pontos de atritos importantes entre os jesuítas e os colonizadores na América Portuguesa, com grande pressão papal para que o empreendimento colonial respeitasse os aldeamentos que trabalhavam para a "evangelização dos gentios". Alternativa errada.

 
  • b)  Para combater o que consideravam como "crimes contra as verdades da fé cristã", os portugueses enviaram para o Brasil representantes do Tribunal da Inquisição. Estes tinham autorização para realizar investigação contra suspeitos de crimes contra a fé.

O processo de colonização da América portuguesa enfrentou grandes dificuldades decorrentes das limitações logísticas do Reino de Portugal, o que dava espaço para desvios e controvérsias frente ao projeto central. Como um reino fortemente católico, Portugal tinha grande proximidade com a Igreja e seus horizontes eram fortemente marcados pela moral cristã. Isso implica dizer que tanto as Grandes Navegações quanto a organização do império colonial foram marcados pelo pensamento cristão e pela vontade de expansão da fé. Manter a vida colonial dentro das "verdades da fé cristão", então, passava a ser uma necessidade bastante expressiva. No esforço de manter a coesão dos valores cristãos na colônia, de fato, despachou-se para cá representantes do Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição, para observar e investigar os suspeitos de crimes contra a fé. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c)  Apesar de exercerem forte influência na catequese indígena, os missionários católicos não se contrapunham às políticas da coroa portuguesa no que diz respeito à escravidão indígena.

Note bem o estudante que a alternativa é um contrassenso em seus próprios termos: se os missionários católicos trabalhavam para catequizar os indígenas, como poderiam aceitar que esses fossem capturados e escravizados? Isso seria fatal para os aldeamentos e as missões estabelecidas pelos missionários em diferentes pontos da território. Em 1570, por forte pressão da Igreja por meio dos jesuítas, D. Sebastião, rei de Portugal, decretou a proibição geral da escravização de indígenas que tivessem sido convertidos para a fé católica; permitindo, portanto, a servidão daqueles que se mantivessem hostis aos esforços de cristianização e de colonização. Alternativa errada.

 
  • d)  Os portugueses tiveram êxito na colonização da América Portuguesa por respeitarem e propagarem a liberdade religiosa. Assim, indígenas e negros africanos poderiam cultuar seus deuses livremente, contanto que não o fizessem em praça pública.

Como fica claro nos comentários acima, a liberdade religiosa estava longe de ser a verdade do empreendimento colonial português, que era acompanhado e animado pela fé católica e sua vontade de expansão. Tanto indígenas quanto africanos foram vítimas de um perverso etnocídio, que buscou sistematicamente reprimir suas manifestações religiosas e promover a conversão ao cristianismo. A desestruturação dessas formas culturais também correspondia a um processo de dominação sistemática do colonialismo. Alternativa errada.

 
  • e)  Após as reformas protestantes de Luthero e Calvino, a América Portuguesa logo foi convertida, deixando os súditos que ali residiam de serem obrigados a seguir a religião católica.

A Reforma Protestante ocorrida no século XVI gerou uma reação forte da Igreja católica, que exigiu obediência à autoridade papal e a centralidade da Igreja de Roma sobre todos os cristãos. A chamada Contrarreforma (1545) endureceu ainda mais os processos de perseguição contra dissidentes e os mecanismo de controle desempenhados dentro do universo católico, o que incluía diretamente Portugal, um reino católico. E isso, evidentemente, reverberava na vida colonial, sobre a qual Metrópole e Igreja se dedicavam a manter estrito controle religioso. A preocupação com a preservação da fé católica no mundo foi redobrada nos século XVI e XVII e jamais se admitira a expansão do protestantismo no mundo colonial. Alternativa errada.

  

Note bem o estudante que três das alternativas erradas insistem na ideia de uma grande liberdade religiosa na América portuguesa. Em alguma medida, essas alternativas se complementam e dialogam entre si, o que poderia servir de indício para perceber que seria difícil que apenas uma delas estivesse certa - ou seja, seria mais provável que todas estivessem erradas (como, de fato, estão). Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

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