Continua após a publicidade..
Acerca da resistência dos escravos à escravatura no Brasil colonial, assinale a opção correta.
- A) A fuga foi, dado o amplo conhecimento do território, a forma de resistência mais adotada pelos índios, que, por razões espirituais, evitavam o suicídio.
- B) O envenenamento de senhores, o aborto e o suicídio consistiram formas comuns de resistência dos escravos, que desconsideravam a prática de sabotagem dos engenhos de açúcar, pela grande vigilância que sofriam.
- C) O quilombo de Palmares não apenas simbolizou a resistência negra à escravatura como representou uma possibilidade real de organização social alternativa.
- D) Os quilombos não apresentavam real ameaça ao sistema colonial, o que tornou desnecessária a intervenção da Coroa para sua contenção.
- E) Os índios pouco se rebelaram contra a escravidão, em virtude das alianças mantidas com os portugueses na luta contra tribos inimigas.
Resposta:
$@$v=undefined-rv1$@$
A alternativa correta é letra C) O quilombo de Palmares não apenas simbolizou a resistência negra à escravatura como representou uma possibilidade real de organização social alternativa.
Essa opção é correta porque o Quilombo de Palmares, localizado em Alagoas, foi um dos maiores e mais importantes quilombos do Brasil colonial. Fundado por Zumbi dos Palmares, o quilombo representou uma forma de resistência à escravatura, pois os escravos fugidos criaram uma sociedade organizada, com sua própria estrutura política, social e econômica. Além disso, o Quilombo de Palmares simbolizou a luta contra a opressão e a busca por liberdade e autonomia dos escravos.
Deixe um comentário