Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne. É um prato com origem no norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás os montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira. No Brasil, os negros faziam uma mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi. Atualmente, o prato chega à mesa acompanhado de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada entre outros ingredientes.

A criação da feijoada na culinária brasileira está relacionada, no texto, à atividade

Resposta:

A alternativa correta é letra D) culinária, exercida na senzala com as sobras da cozinha dos senhores.

Gabarito da banca: Letra D

 

Meu gabarito: Anulada

 

Vamos analisar as alternativas.

   

a) mercantil, exercida pelos homens que transportavam mercadoria e gado.

 

A criação da feijoada não está ligada à atividade mercantil, mas à atividade culinária. Não era um prato restrito a atividade mercadora, pois necessitava de ingredientes do campo, como os feijões e as carnes de boi ou do porco.

 

b) agropecuária, exercida pelos homens que trabalhavam no campo.

 

Poderia ser o gabarito já que a feijoada necessitava de ingredientes que eram provenientes do mundo rural como os feijões e as carnes. Entretanto, a feijoada também estava nos centros urbanos,o  que torna essa alternativa incorreta.

 

c) mineradora, exercida na senzala com as sobras da cozinha dos senhores.

 

A feijoada não estava restrita à atividade mineradora, pois não foi uma criação dessa sociedade que vivia nas Minas. Luis da Câmara Cascudo aponta a existência da mistura de feijões com carne no século XVII, portanto, antes da atividade mineradora no Brasil colonial, mas a feijoada como se conhece só aparece no século XIX.

 

d) culinária, exercida na senzala com as sobras da cozinha dos senhores.

 

Este seria o gabarito da banca. Entretanto, não existem provas e registros de que a feijoada tenha sido uma criação alimentar feita nas senzalas com sobras da cozinha dos senhores. Segundo Paula Silva, as sobras de carnes utilizadas na feijoada nem eram consideradas carnes menos nobres uma vez que eram disputados como iguarias, até porque a carne não era alimento comum nem na mesa dos senhores. Ainda segundo a autora, a feijoada seria uma adaptação local do cozido português com partes de carne das fazendas dos proprietários sem uma definição de que teria surgido nas senzalas como se costuma espalhar. De acordo com Carlos Alberto Dória, existe um mito construído sobre a feijoada de que ela tenha sido uma criação africana para valorizar a cultura negra na década de 1920 e 1930 e diminuir as ideias de discriminação racial e dominação branca.

   

e) comercial, exercida pelos cavaleiros do Sul do Brasil.

 

A feijoada era um prato comum das populações no Brasil colonial não estando restritas à atividade comercial. É bem provável que ela tenha surgido no Nordeste, primeiro local de ocupação mais efetiva na colônia.

 

Assim, como observado, não haveria uma alternativa correta para a questão, o que a invalidaria.

   

Referências:

 

CASCUDO, Luis da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global Editora,.2016.

 

DÓRIA, Carlos Alberto. A formação da culinária brasileira. São Paulo: Publifolha, 2009

 

G1 notícias. Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Disponível em: https://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1197792-16107,00-FEIJOADA+TEVE+ORIGEM+NO+SECULO+XIX+COM+BASE+EM+COZIDO+FEITO+POR+PORTUGUESES.html

 

Superinteressante.  A feijoada foi mesmo criada pelos escravos? Disponível em:http://: https://super.abril.com.br/saude/a-feijoada-foi-criada-pelos-escravos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *