Observe a imagem a seguir.
No dia 13 de março de 2013 o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio se tornou o líder do Catolicismo, religião adotada pela maioria dos brasileiros.
Entre as razões que explicam o fato do Catolicismo ser a religião adotada pela maioria dos brasileiros está a herança da
- A) monarquia brasileira, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1988, que instituiu o Estado confessional.
- B) colonização portuguesa, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
- C) república brasileira, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição republicana de 1934, que instituiu o Estado ateu.
- D) autocracia portuguesa, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Liberal 1824, que instituiu o Estado católico.
- E) comunidade católica, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Monárquica de 1854, que instituiu o Estado agnóstico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) colonização portuguesa, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
Gabarito: Letra B
A predominância do catolicismo como religião da maioria da população brasileira liga-se ao contexto da colonização portuguesa.
O projeto colonizador português atrelou a conquista de novos territórios e povos à expansão da fé católica.
Durante o Império, o catolicismo tornou-se a religião oficial do Estado através da Constituição de 1824.
O Estado brasileiro só desvinculou-se da religião católica em 1891, com a primeira constituição republicana que definiu a laicidade do Estado.
As constituições posteriores a 1891 permaneceram com a laicidade do Estado.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: monarquia brasileira, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1988, que instituiu o Estado confessional.
A herança de um país católico liga-se ao contexto da colonização portuguesa. A religião católica passou a ser a religião do Estado pela Constituição de 1824 perdurando até 1891.
Letra C: república brasileira, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição republicana de 1934, que instituiu o Estado ateu.
A herança de um país católico liga-se ao contexto da colonização portuguesa. A religião católica passou a ser a religião do Estado pela Constituição de 1824 perdurando até 1891.
Letra D: autocracia portuguesa, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Liberal 1824, que instituiu o Estado católico.
A herança de um país católico liga-se ao contexto da colonização portuguesa. A religião católica passou a ser a religião do Estado pela Constituição de 1824, que não era uma Constituição Liberal, mas com caráter autoritário. O estado confessional, ou seja, aquele que é ligado a uma religião, perdurou até 1891.
Letra E: comunidade católica, sendo o catolicismo a religião oficial do Estado até a Constituição Monárquica de 1854, que instituiu o Estado agnóstico.
A herança de um país católico liga-se ao contexto da colonização portuguesa. A religião católica passou a ser a religião do Estado pela Constituição de 1824 e não pela Constituição de 1854, que sequer existiu.
Deixe um comentário