Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a imagem abaixo e respondas a questão.

 

 

Figura 1. Hans Staden, 1557


É comum encontrar relatos de viajantes e missionários europeus do século XVI dos quais descrevem algumas das características e costumes dos povos autóctones que habitavam o então, recém batizado, continente americano. É recorrente, em tais descrições, identificar ausência de:


I. Religião e costumes civilizados, pois os indígenas praticavam canibalismo para compor suas necessidades nutritivas;


II. FLR, sigla a qual representa ausência de fé, lei e rei, sendo essas instituições e costumes estabelecidos na Europa do período, não identificados entre os povos autóctones do “novo mundo”;


III. PCE, sigla na qual os relatos de missionários e viajantes identificam a falta de profissionais de oficio, civilidade e Estado que organizassem e ordenassem a vida das populações indígenas.


É correto o que afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Apenas II.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

Observe a imagem abaixo e respondas a questão.

 

 

Figura 1. Hans Staden, 1557


É comum encontrar relatos de viajantes e missionários europeus do século XVI dos quais descrevem algumas das características e costumes dos povos autóctones que habitavam o então, recém batizado, continente americano. É recorrente, em tais descrições, identificar ausência de:

 
  • I. Religião e costumes civilizados, pois os indígenas praticavam canibalismo para compor suas necessidades nutritivas;

Ainda que várias dessas descrições se recusassem a identificar qualquer traço de civilização nos povos autóctones da América, havia, sim, observações sobre a religiosidade e suas expressões. Além disso, ainda que a questão do canibalismo fosse muito exagerada na composição dos relatos, que insistiam em colocar a prática como algo generalizado e indistinto entre as várias nações indígenas, já se percebia a função ritualística do consumo de carne humana. A leitura dos primeiros viajantes europeus na América percebia que o canibalismo não era uma prática recorrente, isto é, não compunha a base nutricional desses povos; mas pertenciam ao espectro cultural e religioso, com crenças atuando e informando seus praticantes. Afirmativa falsa.

 
  • II. FLR, sigla a qual representa ausência de fé, lei e rei, sendo essas instituições e costumes estabelecidos na Europa do período, não identificados entre os povos autóctones do “novo mundo”;

O olhar de grande parte dos viajantes e dos cronistas que vinham à América no século XVI buscava a repetição e a coincidência das instituições e práticas europeias entre os povos nativos. Dizer que não havia fé, lei e rei entre essas nações significava uma comparação absolutista e grosseira entre o que havia na Europa: a fé cristã, o Direito natural e monarquias em processo de territorialização e de centralização. São comuns relatos do período associarem a ausência das consoantes FLR nos idiomas locais com um sintoma inequívoco da ausência dessas instituições e costumes. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • III. PCE, sigla na qual os relatos de missionários e viajantes identificam a falta de profissionais de oficio, civilidade e Estado que organizassem e ordenassem a vida das populações indígenas.

Ainda que negassem a civilidade e o Estado em suas observações, os missionários principalmente conseguiam penetrar na estrutura social dessas nações indígenas. Nisso, percebia-se a existência de uma divisão interna de tarefas, o surgimento de lideranças religiosas, de guerreiros, caçadores, líderes militares. Portanto, é exagerado falar que os relatos do século XVI não cubram sequer traços básicos da organização indígena. Afirmativa falsa.

  

Portanto, é verdadeiro apenas o que se afirma em II.


É correto o que afirma em:
a)  I e II, apenas.
b)  Apenas II.
c)  II III, apenas.
d)  Apenas III.

 

Assim, está correta a ALTERNATIVA B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *