Não se pode contar nem compreender a multidão de bárbaros gentios que a natureza semeou por toda esta terra do Brasil. (…) Deus permitiu que fossem contrários uns dos outros e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias por que, se assim não fosse, os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tanta gente. Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos desses índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão e, assim, ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias.
(Pero de Magalhães Gandavo. Tratado da Terra do Brasil. São Paulo, Obelisco,1964. Texto extraído do livro: História Global: Brasil e Geral, vol. Único/Gilberto Cotrim)
O relato de Gandavo sobre os índios e as suas relações com os portugueses no Brasil é do século XVI. Sobre estas relações é CORRETO confirmar que:
I. Os portugueses e os índios praticaram genocídio uns em relação aos outros;
II. A empresa colonizadora portuguesa teve, também, um caráter militar;
III. Os índios resistiram ao domínio português;
IV. Os índios não defenderam as suas terras situadas no litoral.
Assinale a ordem CORRETA:
- A) I, II, III, IV
- B) II e III
- C) I, II e IV
- D) III e IV
- E) I e IV
Resposta:
A alternativa correta é letra B) II e III
O relato de Gandavo sobre os índios e as suas relações com os portugueses no Brasil é do século XVI. Sobre estas relações, é correto confirmar que:
A afirmação I está incorreta, pois o texto não menciona genocídio, mas sim que os portugueses destruíram e mataram muitos índios.
A afirmação II está correta, pois o texto menciona que os governadores e capitães destruíram e mataram muitos índios, o que caracteriza um caráter militar.
A afirmação III está correta, pois o texto menciona que os índios se levantaram contra os portugueses, o que caracteriza resistência.
A afirmação IV está incorreta, pois o texto menciona que os índios fugiram para o sertão, o que significa que eles defenderam as suas terras situadas no litoral.
Deixe um comentário