Para Darcy Ribeiro, a história do Brasil produziu ao mesmo tempo uma uniformidade de sentido nacional e grandes diferenças regionais. Em toda costa brasileira, os europeus geraram mestiços, os mamelucos, que aprenderam com as mães índias uma sabedoria acumulada durante dez mil anos. Desse encontro resultaram duas contribuições fundamentais: a mestiçagem do corpo e a mestiçagem da alma.
Um outro processo de mestiçagem ocorreu com a chegada dos africanos escravizados. Durante trezentos anos, o país usou cerca de doze milhões de negros como principal força de trabalho em seu processo de formação. Os africanos marcaram com sua cor e com sua força a fisionomia e a cultura brasileira. Para Darcy, o Brasil vive uma grande contradição: de um lado, a capacidade de integrar raças e culturas; de outro, a desigualdade social e a discriminação racial.
Internet: <www.tvcultura.com.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue o item seguinte.
Os africanos chegaram ao Brasil como escravos, no período colonial, quando se constituíram em mão-de-obra fundamental na economia açucareira e na mineração.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra A) Certo
Explicação
O texto apresentado destaca a importância dos africanos escravizados na formação do Brasil, especialmente no período colonial. De acordo com o texto, durante trezentos anos, o país utilizou cerca de doze milhões de negros como principal força de trabalho em seu processo de formação. Além disso, os africanos marcaram com sua cor e com sua força a fisionomia e a cultura brasileira.
Portanto, é correto afirmar que os africanos chegaram ao Brasil como escravos, no período colonial, quando se constituíram em mão-de-obra fundamental na economia açucareira e na mineração.
Deixe um comentário