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Sobre a formação sócio-cultural do Brasil, considere as seguintes proposições:   I. “A cultura brasileira é a resultante da harmonização plena das heranças indígena, negra e européia”.

II. “A Igreja Católica empenhou-se para enraizar na colônia a concepção cristã de mundo. Considerava-se a grande mensageira do bem e tinha, nos jesuítas, seus porta-vozes principais”.

III. “Os laços de dominação metrópole-colônia não se restringiram, apenas, ao setor político e econômico, mas alcançaram também o setor sócio-cultural”.

IV. “Vatapá, feijoada, umbanda e candomblé; samba e maxixe, cuíca e atabaque são alguns dos elementos de herança cultural indígena”.

   

Estão corretas
 

Resposta:

A alternativa correta é letra C) somente II e III.

Gabarito: ALTERNATIVA C

Sobre a formação sócio-cultural do Brasil, considere as seguintes proposições:
 

 

I. “A cultura brasileira é a resultante da harmonização plena das heranças indígena, negra e européia”.

A afirmativa faz referência ao chamado "mito das três raças". Em linhas gerais, essa ideia foi sistematizada por José Bonifácio nos primeiros anos após a independência brasileira como uma forma de explicar a nacionalidade brasileira: da confluência entre europeus, negros e indígenas surgiria a absoluta singularidade brasileira, formando uma nação única em todo o mundo, o que justificaria um processo civilizacional e político independente e livre. Ainda que esse tipo de pensamento tenha sido derivado para a ideia da existência de uma "democracia racial" no Brasil, segundo a qual teria sido estabelecida uma convivência miscigenada e plenamente harmônica entre essas heranças; absolutamente não se pode, de maneira alguma, esquecer-se das raízes extremamente violenta desse encontro. Lembre-se sempre que as nações indígenas originárias sofreram um verdadeiro processo de genocídio no contato com a colonização portuguesa; bem como o elemento africano chegou ao Brasil por meio do terrível flagelo humano da escravidão. Ou seja, tanto a herança negra quanto a indígena foram severamente reprimidas no contexto da conformação da sociedade colonial. Então, ainda que, sem dúvida, haja a persistência profunda de elementos negros e indígenas na formação da cultura brasileira, isso não se deveu a um processo harmônico, mas sim a uma longa trajetória cheia de contradições e de violências. Afirmativa falsa.

II. “A Igreja Católica empenhou-se para enraizar na colônia a concepção cristã de mundo. Considerava-se a grande mensageira do bem e tinha, nos jesuítas, seus porta-vozes principais”.

É fundamental que o estudante compreenda que a Igreja Católica foi importantíssima participante do processo de colonização da América, principalmente nas experiências ibéricas. A experiência portuguesa de ocupação da América do Sul esteve diretamente associada a um processo de expansão da fé cristã no Novo Mundo. Era de grande interesse da Igreja garantir a expansão a fé católica entre os povos indígenas e, para isso, a ordem dos jesuítas foi fundamental para criar os aldeamentos para a obra de catequização. Havia, também, grande pressão católica para a observância dos costumes e da moral católica na colônia portuguesa, determinando a organização da sociedade ao mesmo tempo em que se tentava evitar a presença de outras religiões rivais na América. AFIRMATIVA VERDADEIRA

III. “Os laços de dominação metrópole-colônia não se restringiram, apenas, ao setor político e econômico, mas alcançaram também o setor sócio-cultural”.

É um pouco delicado fazer este tipo de afirmação, mas não se pode considerar errado. Ainda que a colônia tivesse todo um dinamismo interno próprio, não se pode negar a força metropolitana sobre a vida colonial, principalmente nas grandes áreas produtivas. Esteja atento o estudante de que os grandes circuitos econômicos eram dominados pela metrópole: pelo pacto colonial, havia o exclusivo de comércio; ou seja, a colônia apenas podia exportar sua produção para a metrópole, bem como suas importações eram exclusivas dos produtores metropolitanos. Além disso, parte significativa da estrutura administrativa colonial dependia diretamente de nomeações metropolitanas, mas também havia pressões locais para a vida política - de todo modo, no entanto, há de se observar que as grandes medidas administrativas, como organização e gestão do território, tinham na metrópole um polo importantíssimo. Quanto à vida cultural, há de se observar que era proibida a instalação de imprensa e de universidades na colônia portuguesa - ou seja, parte importante da vida cultural da colônia dependia diretamente das ações da metrópole. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

IV. “Vatapá, feijoada, umbanda e candomblé; samba e maxixe, cuíca e atabaque são alguns dos elementos de herança cultural indígena”.

Todos os elementos citados na afirmativa fazem, sim, parte da construção cultural brasileira em grande medida; no entanto, não são elementos oriundos da cultura indígena. Todos esses elementos são oriundos da experiência afro-brasileira - o que fica absolutamente claro quando se cita as religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé). Afirmativa falsa.

 

Assim, são verdadeiras as afirmativas II e III.

 

Estão corretas
 
a) somente III III.

b) somente IIIII IV.

c) somente II e III.

d) somente IV.

e) IIIIII IV.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

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