Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Este Brasil já é um novo Portugal”. Esta afirmação do Padre Fernão Cardim corresponde, segundo o historiador Evaldo Cabral de Melo (in: Viagem Incompleta – formação: histórias), a um processo de construção de identidade das populações da América portuguesa que pode ser definido como

Resposta:

A alternativa correta é letra C) modalidade inicial de sentimento nativista durante o primeiro século da colonização.

Gabarito: Letra C

 

Trata-se de um conteúdo específico do edital da Prefeitura de Buritizal/SP.


De acordo com a leitura da fonte usada para a formulação da questão, um texto do historiador Evaldo Cabral de Mello, a frase do padre Fernão Cardim estaria inserida em um contexto de construção da identidade das populações na América Portuguesa.

 

Para Evaldo Cabral de Mello, a identidade nativista (local) inicialmente não estava fundada na ideia de uma terra original e brasileira. O que as crônicas demonstram é um sentimento nativista (local) atrelado ao orgulho de ser português ou lusitano.


E isso pode ser comprovado pela tentativa de nomear a capitania de Pernambuco para Nova Lusitânia a fim de ver se o “nome pegava”. Aliás, para o historiador, a prática de denominar locais com nomes das regiões ou países originários era válido também para outras colônias na América.


Mas essa prática de reproduzir o Velho Mundo nas Américas, não permaneceria após 1630 com o avanço da escravidão no nordeste brasileiro. Em breve serão comuns as crônicas que descrevem o Brasil não mais como a Nova Lusitânia, mas como a "Nova Guiné", devido ao grande número de escravos que adentravam nessa região em função do tráfico.

 

Resposta baseada na fonte:


DE MELLO, Evaldo Cabral. “Uma Nova Lusitânia”. In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias. São Paulo: Editora Senac, 2000.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *