Segundo Bóris Fausto, no livro “História do Brasil”, “o descobrimento do Brasil não provocou, nem de longe, o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra, cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos, pensou-se que não passava de uma grande ilha. As atrações exóticas – índios, papagaios, araras – prevaleceram, a ponto de alguns informantes, particularmente italianos, darem-lhe o nome de terra dos papagaios.” FAUSTO, Bóris. História do Brasil p. 22/23. In: http://limendi.com.br/wp-content/uploads/2015/10/historiadobrasil.pdf.
Em relação à ocupação e exploração da América Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
- A) O modelo de Capitania Hereditária, adotado pela coroa portuguesa, evidencia o total desinteresse dos lusos na colonização das terras de além-mar, relegando a particulares essa difícil empreitada.
- B) O modelo de plantation, empregado na exploração das ilhas lusas do atlântico, não foi bem sucedido na América Portuguesa, entre outros fatores devido à inadaptabilidade da mão de obra africana, na lavoura da cana-de-açúcar.
- C) O sistema de Capitania Hereditária, empregado por Portugal nas terras brasileiras, pode ser considerado como uma restauração da estrutura de administração da Europa Feudal.
- D) Apesar de possuir menos relevância econômica que as Índias, a coroa portuguesa adotou medidas para garantir a posse de parte das terras americanas. Dentre outras, podemos citar: a doação das Capitanias Hereditárias, instituição do Governo Geral, criação de uma estrutura administrativa e militar.
- E) Apesar de as cinco primeiras décadas de ocupação das terras americanas proporcionarem vultosos lucros para a coroa lusitana, as décadas posteriores acumularam, seguidamente, queda de arrecadação. Isso ocorreu, dentre outros fatores, devido à diminuição da quantidade de engenhos e plantações de cana-de-açúcar.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apesar de possuir menos relevância econômica que as Índias, a coroa portuguesa adotou medidas para garantir a posse de parte das terras americanas. Dentre outras, podemos citar: a doação das Capitanias Hereditárias, instituição do Governo Geral, criação de uma estrutura administrativa e militar.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Segundo Bóris Fausto, no livro “História do Brasil”, “o descobrimento do Brasil não provocou, nem de longe, o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra, cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos, pensou-se que não passava de uma grande ilha. As atrações exóticas - índios, papagaios, araras - prevaleceram, a ponto de alguns informantes, particularmente italianos, darem-lhe o nome de terra dos papagaios.” FAUSTO, Bóris. História do Brasil p. 22/23. In: http://limendi.com.br/wp-content/uploads/2015/10/historiadobrasil.pdf.
Em relação à ocupação e exploração da América Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
- a) O modelo de Capitania Hereditária, adotado pela coroa portuguesa, evidencia o total desinteresse dos lusos na colonização das terras de além-mar, relegando a particulares essa difícil empreitada.
Note bem o estudante que essa alternativa é contraditória em seus próprios termos. Como poderia haver um "total desinteresse" português na colonização da América se estavam criando as capitanias hereditárias, que eram um modelo de colonização? Ainda que particulares tenham sido chamados à administração da empreitada, o processo de colonização estava sendo orientado pelo governo central, que tinha, sim, preocupações com a ocupação efetiva do território. Inclusive, a Coroa portuguesa fez incursões para a ampliação da fronteira com a América espanhola, tentando expandir a colônia ao sul. Alternativa errada.
- b) O modelo de plantation, empregado na exploração das ilhas lusas do atlântico, não foi bem sucedido na América Portuguesa, entre outros fatores devido à inadaptabilidade da mão de obra africana, na lavoura da cana-de-açúcar.
Mais uma alternativa facílima. Ora, o modelo de escravidão negra permaneceu no Brasil até o final do século XIX, com quase quatro séculos de grande tráfico de escravos entre África e América; como se poderia falar, então, de uma "inadaptabilidade da mão de obra africana"? Além disso, a plantation era o modelo de produção agrícola implantado na colônia, sendo baseada na monocultura voltada para exportação em grandes extensões fundiárias produtivas (latifúndio) com o emprego intensivo de mão de obra escrava. Este modelo foi determinante para a organização econômica da colônia, com grande sucesso na lavoura açucareira. Alternativa errada.
- c) O sistema de Capitania Hereditária, empregado por Portugal nas terras brasileiras, pode ser considerado como uma restauração da estrutura de administração da Europa Feudal.
Há diferenças muito profundas entre o feudalismo e o sistema de capitanias hereditárias. Ainda que ambos se baseassem em laços de nobreza para a organização administrativa, no caso colonial essa administração já tinha uma vocação marcadamente mercantilista e tinha por função a ocupação efetiva do terreno e a superação mais ágil das dificuldades de colonização. Ao contrário do feudalismo, não se tratava de uma reprodução em si mesma das estruturas da aristocracia, mas sim da viabilização de uma empresa colonial tendo em vista a organização de um pacto colonial de exclusivo de comércio. Além disso, a estrutura de propriedade privada era completamente diferente daquela da Europa Feudal, prevalecendo a propriedade privada e o funcionamento de dinâmicas rudimentares do mercado. Alternativa errada.
- d) Apesar de possuir menos relevância econômica que as Índias, a coroa portuguesa adotou medidas para garantir a posse de parte das terras americanas. Dentre outras, podemos citar: a doação das Capitanias Hereditárias, instituição do Governo Geral, criação de uma estrutura administrativa e militar.
Como apontado no texto-base da questão, o epicentro da empreitada naval portuguesa estava, de fato, ligado ao comércio com as Índias e o Extremo Oriente; rotas muito lucrativas e com grande impacto político no imaginário português. No entanto, a preocupação com as terras americanas sempre existiu em maior ou menor medida, principalmente por conta da presença espanhola no continente. A expectativa com a descoberta de reservas minerais e de alguns ganhos com o extrativismo vegetal animavam, ainda que em menor medida, a Coroa para uma empresa colonial no Novo Mundo. Entre as medidas para a difícil colonização do território, figuram a organização das Capitanias Hereditárias (que atraíram nobres de menor importância na corte portuguesa), o Governo Geral em Salvador e a instituição de instâncias militares e administrativas para responder aos desafios da colonização. Portanto, ALTERNATIVA CORRETA.
- e) Apesar de as cinco primeiras décadas de ocupação das terras americanas proporcionarem vultosos lucros para a coroa lusitana, as décadas posteriores acumularam, seguidamente, queda de arrecadação. Isso ocorreu, dentre outros fatores, devido à diminuição da quantidade de engenhos e plantações de cana-de-açúcar.
Para eliminar essa alternativa, bastava que o candidato lesse com cuidado o texto-base, que afirma que a colonização na América chamava bem menos atenção portuguesa no início do século XVI do que as rotas orientais. Ora, então é descabido falar em "vultuosos lucros" nas primeiras décadas de presença portuguesa na América, quando predominou o extrativismo vegetal em alguns pontos da costa, além do encantamento com a diversidade natural das novas terras. A organização das lavouras açucareiras só se daria na segunda metade daquele século e se adensaria no século seguinte, num ciclo produtivo que teria forças relevantes por cerca de mais duzentos anos. Alternativa errada.
É muito importante que o estudante se habitue a ler com atenção os textos que servem de base às questões, pois neles se podem encontrar elementos para descartar várias alternativas - o que, claro, aumenta em muito as chances de acerto. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário