Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Durante os primeiros trinta anos da dominação portuguesa, o Brasil não foi, tecnicamente falando, uma colônia, visto que não estavam presentes diversos elementos que (…) fazem parte da estrutura colonialista. É fato que existia uma riqueza da qual os portugueses se apropriavam. Mas inexistia um sistema montado em função dessa apropriação (…). A apropriação da referida riqueza – o pau‐brasil – dava‐se dentro de moldes muito primitivos e a sociedade indígena que aqui existia não era afetada pelo relacionamento econômico imposto pelas necessidades de enriquecimento de Portugal. Em resumo, este dado nos mostra que se a simples dominação política não configura a situação colonial, da mesma forma não a configura a apropriação pura e simples das riquezas de uma terra pela população de outra.”

(Lopes, p. 17.)

A partir de 1530, porém, observou‐se uma preocupação da Coroa Portuguesa em inserir as terras americanas no contexto mercantilista e acelerar o processo colonizatório. Dentre as razões para essa preocupação aponta‐se corretamente:

Resposta:

$@$v=v1.20-rv1$@$

Resposta

A alternativa correta é a letra B) O declínio do comércio de especiarias asiáticas, inclusive pela perda do monopólio desfrutado pelos portugueses anteriormente.

Explicação: A partir de 1530, a Coroa Portuguesa começou a se preocupar em inserir as terras americanas no contexto mercantilista e acelerar o processo colonizatório. Isso se deveu ao declínio do comércio de especiarias asiáticas, que era uma das principais fontes de riqueza para Portugal. Com a perda do monopólio desse comércio, Portugal precisava encontrar novas fontes de riqueza e, por isso, começou a se interessar mais pela colonização das terras americanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *