Considere os dois excertos a seguir:
I. (…) as sociedades de estamentos, em geral, apresentam uma mobilidade mínima, tanto horizontal quanto vertical. A sociedade colonial, ao contrário, configura uma sociedade estamental com grande mobilidade, e é essa conjunção surpreendente e mesmo paradoxal de clivagem com movimentação que marca a sua originalidade.
(NOVAIS, Fernando. “Condições da privacidade na colônia”. In: MELLO e SOUZA, Laura (org). História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 30)
II. (…) cristalizaram-se na América Portuguesa múltiplas manifestações de religiosidade privada. A abundante diversidade (…) explica-se antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do Novo Mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos.
(MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. In: MELLO e SOUZA, Laura (org.) História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 220)
A sociedade baiana no período colonial compartilha as características enfatizadas nos trechos acima. Os trechos I e II, referem- se, respectivamente, a
- A) relativa mobilidade social; e a densa formação de estoque cultural por meio da conquista.
- B) grande clivagem cultural; e a forte religiosidade no âmbito da vida privada.
- C) configuração estamental horizontal e vertical; e a singular unidade identitária.
- D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
- E) equilibrada democracia social; e a cristalização de manifestações étnico-religiosas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
Vamos analisar cada alternativa à luz dos excertos apresentados:
A) relativa mobilidade social; e a densa formação de estoque cultural por meio da conquista.
INCORRETO. O excerto I fala de sociedade estamental com grande mobilidade, não apenas relativa. No excerto II, o autor menciona a diversidade cultural, mas não especificamente a formação de estoque cultural por meio da conquista. A alternativa falha em captar a essência dos excertos.
B) grande clivagem cultural; e a forte religiosidade no âmbito da vida privada.
INCORRETO. O excerto I menciona a "clivagem com movimentação" como uma característica da sociedade colonial, mas não especifica que essa clivagem seja cultural. No excerto II, a religiosidade é mencionada, mas o foco está na diversidade de cultos e crenças, não especificamente na "forte religiosidade no âmbito da vida privada". A alternativa não reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
C) configuração estamental horizontal e vertical; e a singular unidade identitária.
INCORRETO. O excerto I menciona uma sociedade estamental com grande mobilidade, mas não especifica se essa mobilidade é horizontal ou vertical. O excerto II fala de diversidade cultural, não de "singular unidade identitária". A alternativa não reflete corretamente o conteúdo dos excertos.
D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
CORRETO. O excerto I fala de uma sociedade estamental com grande mobilidade, que é uma combinação de clivagem e mobilidade. O excerto II fala da diversidade de cultos e crenças, que é capturada pela segunda parte da alternativa. A alternativa D reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
E) equilibrada democracia social; e a cristalização de manifestações étnico-religiosas.
INCORRETO. O excerto I não menciona "equilibrada democracia social". O excerto II fala de diversidade de cultos e crenças, mas não especificamente da "cristalização de manifestações étnico-religiosas". A alternativa não reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
Deixe um comentário