HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PETRÓPOLIS
Durante os primeiros anos da colonização brasileira, o governo de Portugal não teve condições necessárias para empreender ações que viabilizassem a exploração econômica do espaço colonial. Por conta deste impasse, o sistema de capitanias hereditárias foi adotado como um sistema de administração indireta em que a Coroa abria mão de várias obrigações e gastos com a colonização, repassando-as para a responsabilidade de particulares. O donatário, recebedor da capitania hereditária, tinha entre outros direitos, realizar a doação de sesmarias para os demais colonizadores.
Acerca do termo “sesmaria” pode-se afirmar que:
I. significava no período do Brasil Colônia uma parte de terra que media 6 (seis) hectares;
II. era empregado para todo terreno pertencente à Coroa Portuguesa onde não era observado o desenvolvimento de atividades econômicas ou a ocupação do espaço colonial;
III. a possibilidade de doação de sesmarias era importante, pois o espaço colonial brasileiro tinha grandes dimensões;
IV. é sinônimo de capitanias hereditárias por tratar-se de doação.
Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas:
- A) I e II;
- B) II e III;
- C) III e IV;
- D) I, II e III;
- E) II, III e IV.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra B) II e III;
Explicação
O termo "sesmaria" se refere a uma doação de terra feita pelo donatário da capitania hereditária aos colonizadores. A afirmação II está correta, pois as sesmarias eram empregadas para todo terreno pertencente à Coroa Portuguesa onde não era observado o desenvolvimento de atividades econômicas ou a ocupação do espaço colonial.
A afirmação III também está correta, pois a possibilidade de doação de sesmarias era importante, pois o espaço colonial brasileiro tinha grandes dimensões.
Já as afirmações I e IV estão incorretas. A sesmaria não significava uma parte de terra que media 6 hectares, e não é sinônimo de capitanias hereditárias.
Deixe um comentário