Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante os mais de trezentos anos de colonização, a América Portuguesa passou por diversas alterações em sua estrutura político-administrativa.

Qual das associações abaixo apresenta a relação entre o evento e a sua causa direta?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Criação do Estado do Maranhão – ameaças estrangeiras à região amazônica

Gabarito: Letra C


A questão solicita dos candidatos e candidatas que façam a associação correta entre o ente administrativo criado e o motivo que levou a essa criação. Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar o gabarito.
 

a)  Criação do Vice-Reino do Brasil – Tratado de Santo Ildefonso


Incorreta. Segundo Maria de Fátima da Silva Gouvêa, o Vice-Reino do Brasil não foi uma entidade institucionalizada pela Coroa Portuguesa. Afirma a historiadora que a partir de 1720, os governadores-gerais do Brasil passaram a ser chamados de vice-reis em função do status diferenciado que o Brasil obteve dentro do Império português graças às atividades mineradoras e ao destaque que a região centro-sul passou a ter.

   

b)  Fim das Capitanias Hereditárias – domínio espanhol durante a União Ibérica
 

Incorreta. Existe uma discussão historiográfica sobre o fim das Capitanias Hereditárias no Brasil. Parte dos historiadores defende que as capitanias hereditárias foram extintas durante o período pombalino. Outra parte afirma que essas entidades chegaram ao fim no período joanino. De qualquer maneira, o fim das capitanias não está atrelada à União Ibérica, momento onde houve a anexação da monarquia portuguesa pela espanhola.

   

c)  Criação do Estado do Maranhão – ameaças estrangeiras à região amazônica
 

Correta. O processo de criação do Estado do Maranhão em 1621 liga-se ao contexto do período conhecido como a União das Monarquias Ibéricas. É um momento marcado pela presença de estrangeiros em diversos pontos da colônia. Na região norte, predominou os interesses dos ingleses, neerlandeses e franceses. Portanto, a criação desse estado tinha por objetivo continuar com o processo de ocupação territorial iniciado em fins da década de 1610 para evitar a perda dessa região devido às diversas incursões de estrangeiros no vale amazônico.

   

d)  Mudança da capital para o Rio de Janeiro – ocupação holandesa do Nordeste
 

Incorreta. A transferência da capital para o Rio de Janeiro está ligada ao contexto das reformas pombalinas. A nova sede do Brasil passou a estar no Sudeste e foi realizada em 1763. Portanto, não guarda relações com a ocupação neerlandesa do Nordeste.

   

e)  Subordinação do Vice-Rei ao Conselho Ultramarino – Insurreição Pernambucana
 

Incorreta. O cargo de Vice-Rei era uma formalidade dentro do Império Português, não sendo institucionalizado pela Coroa. Conforme apontou Maria de Fátima da Silva Gouvêa somente a partir de 1720 é que esta titulação passou a ser mais comumente utilizada em função do status adquirido pelo Brasil por causa da mineração.

   

Referências:
 

GOUVÊA, Maria de Fátima da Silva. Capitanias Hereditárias. In: VAINFAS, Ronaldo (Org.) Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
 

GOUVÊA, Maria de Fátima da Silva. Vice-Reino. In: VAINFAS, Ronaldo (Org.) Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
 

OLIVEIRA, Luciana de Fátima. Estado do Maranhão e Grão-Pará: primeiros anos de ocupação, expansão e consolidação do território. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.
 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *