Somos parte da Terra e ela é parte de nós
Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram, no século XX, a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professor. Mas a maior contribuição que os povos da floresta podem deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensina que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e interrelações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um. Quando o humano das cidades petrificadas largar as armas do intelecto, essa contribuição será compreendida. Nesse momento, entraremos no ciclo da unicidade, e a Terra sem males se manifestará no reino humano.
Kaka Werá Jecupé. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. Rio de Janeiro: Fundação Petrópolis, 1998, p. 61 (com adaptações).
Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Com a chegada dos europeus ao território que seria denominado América, o contato entre civilizações fez-se de maneira contraditória: os conquistadores europeus, ao mesmo tempo em que espoliavam as riquezas materiais de maias, astecas e incas, demonstravam compreender e respeitar a visão de mundo das populações subjugadas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra B) Errado
Explicação: O texto apresentado destaca a importância da visão de mundo dos povos nativos e sua conexão com a natureza. No entanto, ao analisar a afirmação "os conquistadores europeus, ao mesmo tempo em que espoliavam as riquezas materiais de maias, astecas e incas, demonstravam compreender e respeitar a visão de mundo das populações subjugadas", podemos concluir que ela é falsa. Os europeus não demonstraram respeito pela visão de mundo dos povos nativos, ao contrário, eles os subjugaram e exploraram suas riquezas.
Deixe um comentário