O sistema colonial montado pelo capitalismo comercial entrou em crise quando o capital industrial se tornou preponderante e o Estado absolutista foi posto em xeque pelas novas aspirações da burguesia, ansiosa por controlar o poder através de formas representativas de governo. A partir de então, o sistema de monopólios e privilégios que regulava as relações entre metrópole e colônia começa a ser condenado. Reformulase a teoria econômica, passa-se do mercantilismo para o livrecambismo, surge uma nova noção de colônia e uma nova política colonial se esboça. Entram em luta o capitalismo orientado no sentido de possibilidades fiscais e coloniais e os monopólios de Estado e o capitalismo orientado no sentido das possibilidades automáticas do mercado, no valor substantivo das realizações mercantis. O extraordinário aumento proporcionado pela máquina à produção seria pouco compatível com a persistência dos mercados fechados e das áreas enclausuradas pelos monopólios e privilégios.
Emília Viotti da Costa. Introdução ao estudo da emancipação política
do Brasil. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Brasil em perspectiva.
São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980, p. 68-9 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.
A colonização do Brasil deu-se nos quadros do Antigo Regime, ou seja, esteve subordinada às estruturas políticas do Absolutismo e às determinações da política econômica mercantilista.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra A) Certo
Explicação: De acordo com o texto, o sistema colonial montado pelo capitalismo comercial entrou em crise quando o capital industrial se tornou preponderante e o Estado absolutista foi posto em xeque pelas novas aspirações da burguesia. Isso significa que a colonização do Brasil ocorreu durante o período do Antigo Regime, caracterizado pelo Absolutismo e pela política econômica mercantilista.
Deixe um comentário