Analise as alternativas abaixo sobre os tratados que fixaram as fronteiras coloniais na América, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) O Tratado de Utrecht (1713), assinado entre representantes de Portugal e da França, estabelecia que o rio Oiapoque, no extremo norte da colônia, seria o limite da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
( ) O Tratado de Badajós (1801) estabelecia que a região dos Sete Povos das Missões ficaria com os portugueses, assim como a colônia do Sacramento.
( ) O Tratado de Madri (1750) determinava que a Portugal e Espanha caberia a posse das terras que ocupavam. O descontentamento entre índios e jesuítas dos aldeamentos dos Sete Povos das Missões gerou luta violenta que ficou conhecida como Guerra Guaranítica.
( ) O Tratado de Santo Ildefonso (1777) estabelecia que a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões ficariam com Portugal que cederia à Espanha terras que haviam sido anexadas ao Rio Grande do Sul.
- A) V ; V ; F ; F.
- B) V ; F ; V ; F.
- C) F ; V ; F ; V.
- D) F ; F ; V ; V.
- E) V ; F ; F ; F.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra E) V ; F ; F ; F.
Explicação
O Tratado de Utrecht (1713) não estabelecia que o rio Oiapoque seria o limite da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, portanto é Falso (F).
O Tratado de Badajós (1801) não estabelecia que a região dos Sete Povos das Missões ficaria com os portugueses, portanto é Falso (F).
O Tratado de Madri (1750) determinava que a Portugal e Espanha caberia a posse das terras que ocupavam, portanto é Verdadeiro (V).
O Tratado de Santo Ildefonso (1777) não estabelecia que a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões ficariam com Portugal, portanto é Falso (F).
Deixe um comentário