Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Durante 200 anos, entre os séculos XVII e XVIII, os bandeirantes – filhos de portugueses com mulheres da terra –, saídos principalmente de São Paulo, se embrenharam no mato em busca de índios, que capturavam para usar em suas fazendas ou para vender como escravos”.

 

(Extraído de Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2ª ed., abr. 2007, p. 10–13.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a expansão de territórios e a fixação de fronteiras no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir:

 

1. Os bandeirantes, em busca de índios para o trabalho em São Paulo, iniciaram suas expedições pelo sul do Brasil, inclusive arremetendo contra as Missões, onde viviam os índios guaranis e os jesuítas.

2. A maior contribuição dos jesuítas no período colonial foi a transformação efetiva da cultura original dos indígenas, tornando-os monogâmicos, trabalhadores disciplinados e fiéis à Igreja Católica.

3. Os bandeirantes contribuíram para consolidar as fronteiras do Brasil, mas também prenderam e mataram milhares de índios, o que provocou o despovoamento no interior do país e o extermínio de alguns povos indígenas.

4. Os bandeirantes, depois de caçar e exterminar milhares de índios, passaram a procurar ouro na região que seria logo chamada de Minas Gerais, cujo trabalho baseou-se na utilização da mão-de-obra escrava oriunda da África.

 

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

“Durante 200 anos, entre os séculos XVII e XVIII, os bandeirantes – filhos de portugueses com mulheres da terra –, saídos principalmente de São Paulo, se embrenharam no mato em busca de índios, que capturavam para usar em suas fazendas ou para vender como escravos”.

 

(Extraído de Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2ª ed., abr. 2007, p. 10–13.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a expansão de territórios e a fixação de fronteiras no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir:

 
  • 1. Os bandeirantes, em busca de índios para o trabalho em São Paulo, iniciaram suas expedições pelo sul do Brasil, inclusive arremetendo contra as Missões, onde viviam os índios guaranis e os jesuítas.

De fato, os aldeamentos do sul, importantíssimos para a origem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tinham uma singularidade em relação aos outros pontos da colonização portuguesa: não se relacionavam apenas com os índios tupis e tinham uma grande proximidade com a experiência espanhola. A presença de jesuítas espanhóis nessas regiões ao mesmo tempo em que havia a forma portuguesa ampliavam a desorganização geral das fronteiras e dos mecanismos de controle. Esses aldeamentos foram, sim, alvo de expedições de bandeirantes em nome do apresamento indígena para o trabalho em São Paulo, uma vez que não se chocavam tão diretamente com as experiências portuguesas. Há de se lembrar que a Coroa portuguesa proibira a escravização de indígenas convertidos em seus territórios coloniais desde a segunda metade do século XVI, o que colocava a ação dos bandeirantes num certo limbo. Além disso, a presença dos jesuítas tinha uma capacidade expressiva de enriquecimento e de defesa dos aldeamentos, o que ampliava a cobiça sobre as regiões missioneiras, que detinham estruturas como fazendas de gado e redes de comércio. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • 2. A maior contribuição dos jesuítas no período colonial foi a transformação efetiva da cultura original dos indígenas, tornando-os monogâmicos, trabalhadores disciplinados e fiéis à Igreja Católica.

Esse tipo de raciocínio, além de errado, envolve certas percepções racistas e etnocêntricas que marcaram parte da historiografia tradicional brasileira. O esforço de catequização dos indígenas acabou por dar origem a formas híbridas entre o esforço católico e as culturas tradicionais: ao mesmo tempo em que houve, sim, um processo violento, também houve instâncias de convergência e de coexistência. Assim, é bastante equivocado se desenhar um triunfo absoluto e inequívoco de todas as formas ideadas pelo esforço jesuíta. Afirmativa falsa.

 
  • 3. Os bandeirantes contribuíram para consolidar as fronteiras do Brasil, mas também prenderam e mataram milhares de índios, o que provocou o despovoamento no interior do país e o extermínio de alguns povos indígenas.

O esforço dos bandeirantes, ao mesmo tempo em que é exaltado por uma certa historiografia mais tradicional, é alvo de gravíssimas controvérsias. A interiorização do processo colonial português - já bastante tropicalizado e convertido numa sociedade híbrida - teve grande apoio nas expedições dos bandeirantes, que se conformaram tanto a exploração do interior do continente quanto certo esforço de sedentarização, estabelecendo propriedades e circuitos de circulação de mercadorias e de pessoas nessas novas áreas. No entanto, não se pode jamais descartar que esse esforço foi enormemente animado pela demanda de mão de obra escrava a ser saciada pelo apresamento de indígenas, uma especialidade bandeirante. Isso significou, na prática, o extermínio de povos e a desorganização geral de várias formas de organização humana no interior, debilitando nações inteiras enquanto se articulava essa nova sociedade colonial, que se equilibrava entre os absurdos do genocídio e da escravidão e alguns pontos de miscigenação. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • 4. Os bandeirantes, depois de caçar e exterminar milhares de índios, passaram a procurar ouro na região que seria logo chamada de Minas Gerais, cujo trabalho baseou-se na utilização da mão-de-obra escrava oriunda da África.

A afirmativa é bastante exagerada ao colocar essas atividades como etapas consecutivas. O apresamento indígena para a escravidão, a procura por drogas do sertão e por metais preciosos e a exploração dos interiores foram atividades que se confundiam mutuamente ao longo dos séculos de ação dos bandeirantes. Lançar-se ao desconhecido dos interiores implicava numa série de práticas e de transformações (inclusive culturais) que não nos permite colocar como etapas isoladas. Mas, de fato, no final do século XVII era bastante clara a atuação dos bandeirantes na procura por pedras e metais preciosos, tendo grande sucesso nas áreas que depois seriam convertidas na capitania das Minas Gerais. Seriam dos bandeirantes as primeiras descobertas nesse sentido, mas caberia à Coroa portuguesa e à administração geral disciplinar a extração de ouro e organizar a nova capitania, inclusive com o uso expressivo de mão de obra escrava trazida da África, conformando uma nova sociedade mineira dentro da colônia. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Assim, são verdadeiras as afirmativas 1, 3 e 4.

 

Assinale a alternativa correta.

a)  Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b)  Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras .

c)  Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d)  Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e)  Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *