Considere o mapa.
Os limites do Estado Brasileiro foram definidos, em grande parte, no período da dominação portuguesa, como é possível observar no mapa. Com base no princípio de que “quem possui de fato, deve possuir de direito”, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, que garantiu a Portugal o direito sobre terras que até então estavam sob o domínio espanhol.
As ações dos portugueses, que os levaram a possuir de fato essas terras, foram, entre outras,
- A) a expansão cafeeira e a formação dos quilombos na região do Nordeste da colônia.
- B) a ação dos jesuítas nas guerras guaraníticas e a extração desenfreada do pau-brasil.
- C) a formação das capitanias hereditárias e a exploração do tabaco e do algodão.
- D) o plantio e a fabricação da cana-de-açúcar e a expansão da atividade pecuária.
- E) a exploração das riquezas minerais e a captura dos índios pelos bandeirantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a exploração das riquezas minerais e a captura dos índios pelos bandeirantes.
Gabarito: Letra E
Estrutura da questão:
A questão traz nas alternativas duas ações ocorridas ao longo da História do Brasil e solicita dos candidatos e candidatas que encontrem aquela alternativa na qual as duas ações contribuíram para a redefinição de fronteiras territoriais.
A expansão territorial no Brasil nos séculos XVII e XVIII foi uma consequência das ações dos bandeirantes, grupos de paulistas armados que organizavam expedições em busca de riquezas minerais (pedras preciosas, ouro e prata), drogas do sertão e da captura de indígenas para vendê-los como escravos.
Inicialmente as bandeiras eram empreendimentos particulares. Mais tarde, essa expedições foram contratadas pela Coroa Portuguesa a fim de buscar metais preciosos.
Os bandeirantes constantemente cruzavam a fronteira estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, tratado que definiu os limites territoriais entre Espanha e Portugal na América do Sul.
As principais áreas de expedição bandeirante foram o sul, o centro-oeste e o norte do Brasil.
Como consequência da ação bandeirante, Portugal e Espanha necessitaram redefinir as fronteiras territoriais através de diversos tratados.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Lembrando que o comando da questão é encontrar as duas ações, a alternativa é incorreta, pois a expansão cafeeira começa no final do século XVIII e atinge o seu boom no século XIX. Nessa época o estado brasileiro já estava consolidado, embora ainda buscando definir algumas fronteiras.
Letra B: Lembrando que o comando da questão é encontrar as duas ações, a alternativa é incorreta, pois a ação dos jesuítas nas guerras guaraníticas, que envolveram as disputas pelos territórios das missões eram contrárias às expansões territoriais, pois Portugal e Espanha, muitas das vezes disputavam essas áreas em que os índios estavam aldeados. Além disso, a extração do pau-brasil esteve concentrada no litoral brasileiro durante a primeira metade do século XVI, quando começou a exploração e plantio da cana-de-açúcar.
Letra C: Lembrando que o comando da questão é encontrar as duas ações, a alternativa é incorreta, pois a formação das capitanias hereditárias data do século XVI e limitou-se ao espaço territorial definido pelo Tratado de Tordesilhas.
Letra D: Lembrando que o comando da questão é encontrar as duas ações, a alternativa é incorreta, pois o plantio e a fabricação da cana ficou restrita aos limites do Tratado de Tordesilhas.
Deixe um comentário