A partir de 1530, o governo português mudou sua atitude em relação às terras americanas. Na Ásia, os gastos com as possessões tornavam-se cada vez maiores. Inversamente, a Espanha obtinha lucros espetaculares com a exploração de metais preciosos na América. Ao mesmo tempo, a França tentava se estabelecer no Novo Mundo.
A ocupação portuguesa das terras americanas só se tornou possível na medida em que a cana-de-açúcar mostrou-se adaptável ao clima e ao solo da região tropical — o açúcar era produto rentável, de grande aceitação no mercado europeu.
A exploração da colônia portuguesa, com o cultivo da cana-de-açúcar, assumiu três características básicas: grande propriedade, monocultura e trabalho escravo.
José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti. Toda a história.
São Paulo: Ática, 2001, p. 190-1 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos gerais da colonização do Brasil, assinale a opção correta.
- A) A decisão lusa de colonizar o Brasil deveu-se a diversos fatores, todos eles vinculados à política interna de Portugal.
- B) Os dois países ibéricos conseguiram, simultaneamente, obter lucros elevados com a exploração de metais preciosos em suas terras americanas.
- C) Portugal optou por colonizar o Brasil como forma de garantir seu domínio na América, embora inexistisse ameaça externa contra esse poder.
- D) Portugal, ao optar pela atividade açucareira para o efetivo início da colonização do Brasil, levou em conta a demanda existente no mercado externo para esse produto.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra D) Portugal, ao optar pela atividade açucareira para o efetivo início da colonização do Brasil, levou em conta a demanda existente no mercado externo para esse produto.
Explicação
O texto apresenta que a ocupação portuguesa das terras americanas só se tornou possível devido à adaptação da cana-de-açúcar ao clima e solo da região tropical, tornando-se um produto rentável e de grande aceitação no mercado europeu. Portanto, a opção D é a correta, pois a demanda existente no mercado externo foi um fator importante para a escolha da atividade açucareira na colonização do Brasil.
Deixe um comentário