Durante o século XVI, as povoações geralmente concentravam-se no litoral. Essa situação começou a mudar quando os primeiros jesuítas passaram a fundar missões; a partir daí, a marcha em direção ao interior foi efetuada pelos bandeirantes e pelos criadores de gado, podendo-se identificar três tipos básicos de bandeirismo: apresador, prospector e sertanismo de contrato. Nesse sentido, dadas as proposições seguintes,
I. Apresador era voltado à busca de metais preciosos.
II. Prospector era voltado à capitura de índios para vendê-los como escravos.
III. Sertanismo de contrato prestava serviços à classe dirigente colonial, mediante contrato para combater índios ou negros.
IV. O papel desempenhado pelas bandeiras de apresamento era fornecer escravos índios para as regiões do Brasil necessitadas de mão-de-obra e que não podiam contar com um suficiente abastecimento de escravos negros.
V. Os bandeirantes eram contratados na qualidade de sertanistas, ou seja, na condição de homens rudes habituados a enfrentar os nativos em pleno sertão.
quais estão corretas?
- A) III, IV e V.
- B) I, II e III.
- C) II, III e IV.
- D) I, II e V.
- E) I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) III, IV e V.
Gabarito: Letra A
I. Apresador era voltado à busca de metais preciosos. (Item incorreto)
As bandeiras de apresamento eram voltadas à captura de indígenas nas tribos ou nos aldeamentos jesuítas.
II. Prospector era voltado à capitura de índios para vendê-los como escravos. (Item incorreto)
As bandeiras de prospecção eram destinadas à procura de metais e pedras preciosas.
III. Sertanismo de contrato prestava serviços à classe dirigente colonial, mediante contrato para combater índios ou negros. (Item correto)
Sertanismo de contrato era um serviço contratado pelo Governo-Geral ou proprietários de terras para destruir quilombos e combater grupos indígenas considerados rebeldes.
IV. O papel desempenhado pelas bandeiras de apresamento era fornecer escravos índios para as regiões do Brasil necessitadas de mão-de-obra e que não podiam contar com um suficiente abastecimento de escravos negros. (item correto)
As bandeiras de apresamento que visavam à captura de indígenas ao retornarem com os cativos destinavam os índios a regiões que estivessem necessitadas de mão de obra.
V. Os bandeirantes eram contratados na qualidade de sertanistas, ou seja, na condição de homens rudes habituados a enfrentar os nativos em pleno sertão. (item correto)
Eram contratados, pois já tinham uma longa experiência de andanças pelo sertão, na busca de metais, pedras e índios.
Portanto são verdadeiras as proposições III, IV e V.
Resposta baseada na fonte:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
Deixe um comentário