Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

BORIS, Fausto. História do Brasil. Editora da Universidade de São Paulo:

Fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000.

Ao utilizar a gravura acima, o professor poderá estimular a capacidade crítica do aluno, levando-o a observar:

I – a autoria da gravura;

II – a composição estética da cena representada;

III – as representações construídas da imagem dos indígenas;

IV – as diferenças entre as técnicas dos grupos apresentados;

V – as condições de troca e intercâmbio sugeridas na cena.

Os itens possíveis de ser observados são:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) I, III e IV, apenas.

Gabarito: Letra D

 

A questão versa sobre a utilização de uma gravura para estimular a capacidade crítica do educando. Analisemos as proposições a fim de demarcar a maneira como a imagem pode ser estudada pelo aluno. 

 

I - a autoria da gravura;

 

Correta: Visando estimular a capacidade crítica do aluno, a partir da imagem apresentada pela questão, o professor pode levar o aluno a pesquisar a origem, autoria e ano de composição da gravura de modo a entender quando e porque a gravura foi produzida.

 

II - a composição estética da cena representada;

 

Incorreta: Observar a composição estética da cena representada é uma das possibilidades de leitura da imagem, porém essa não levaria o aluno a desenvolver a capacidade crítica em torno dos interesses e motivos da produção da gravura e de seu uso como fonte de conhecimento do contexto a que se refere.

 

III - as representações construídas da imagem dos indígenas;

 

Correta: Uma das formas de desenvolver o pensamento crítico do aluno em torno da imagem apresentada é levá-lo a observar as representações construídas pelo autor da obra acerca do grupo representado na imagem, de forma a compreender que essas representações são também o produto das concepções e visões próprias daqueles que a produziram e do contexto em que foram produzidas.

 

IV - as diferenças entre as técnicas dos grupos apresentados;

 

Correta: Levar o aluno a observar as diferentes técnicas empregadas pelos grupos que aparecem na imagem na construção de seus equipamentos e meios de transporte marítimo desenvolve a percepção crítica do aluno para as diferenças apresentadas por esses grupos, ajudando a compreender as visões que tais grupos elaboraram uns dos outros baseados em sua própria visão cultural.

 

V - as condições de troca e intercâmbio sugeridas na cena.

 

Incorreta: Na imagem apresentada pela questão, que remete ao episódio da França Antártica, não vemos o estabelecimento de trocas e intercâmbio entre os grupos, visto que a imagem retrata o episódio de ataque dos portugueses e indígenas contra os franceses na chamada França Antártica.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

DOMINGUES, Joelza Ester. Fundação da França Antártica na baía de Guanabara, RJ. Ensinar História. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/fundacao-franca-antartica-baia-guanabara-rj/ Acesso em 31 de Jan. de 2024.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *