Continua após a publicidade..
A crise de sucessão portuguesa originada com a morte do rei D. Sebastião, na Batalha de Alcácer-Quibir e continuada com a morte de seu substituto, o Cardeal D. Henrique, sem deixar conquista de Portugal ficou conhecido como sucessor direto, resultou na por Felipe 11, em 1580. Esse fato
- A) Revolução de Avis, que pôs fim a dinastia de Borgonha e deu início a um novo período em Portugal resultando na expansão marítima e comercial.
- B) Guerra de Reconquista, luta entre cristãos e muçulmanos onde o Reino de Portugal estava envolvido, levando à morte do monarca.
- C) Juramento de Tomar, com a morte do rei português a Espanha assume o monopólio do comércio colonial português, e coloca toda a administração do Brasil nas mãos de espanhóis.
- D) A Revolução do Porto, onde camponeses, artesãos, funcionários públicos e militares, liderados pela burguesia comercial do Porto exigem a volta da monarquia portuguesa ao poder.
- E) União Ibérica, unificação de Portugal e Espanha devido à vacância do trono português, originada pela morte do cardeal D. Henrique
Resposta:
$@$v=v1.10-rv1$@$
A resposta correta para a questão sobre o Período Colonial é:
A alternativa correta é letra E) União Ibérica, unificação de Portugal e Espanha devido à vacância do trono português, originada pela morte do cardeal D. Henrique.
Explicação: Após a morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578 e do Cardeal D. Henrique em 1580, sem deixar herdeiros diretos, o trono português ficou vago. Filipe II de Espanha, neta do rei Manuel I de Portugal, aproveitou a situação e reivindicou o trono português, sendo reconhecido como rei de Portugal em 1581. Esse evento ficou conhecido como a União Ibérica, que durou até 1640, quando Portugal recuperou sua independência.Continua após a publicidade..
Deixe um comentário