Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale as afirmativas abaixo, em relação aos Tratados assinados entre Portugal e Espanha sobre as terras do “novo mundo” encontradas durante a expansão marítima.

 

I – A descoberta dessas novas terras gerou polêmica entre Portugal e Espanha quanto à sua posse, cabendo ao Papa Bonifácio IV desempenhar o papel de árbitro internacional.

 

II – Em 1491, foi proclamada a Bula Intercoetera, segundo a qual seria traçada uma linha imaginária, a partir da Ilha da Madeira, 100 léguas em direção ao Ocidente.

 

III – Em 1494, celebrou-se o Tratado de Tordesilhas, que determinava a distância para 370 léguas a partir do Arquipélogo de Cabo Verde.

 

IV – O Tratado de Tordesilhas demarcou os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão marítima e comercial.

 

V – A consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e a formação do exército nacional foram estimulados pelo Tratado de Tordesilhas.

 

Assinale a opção correta.

Resposta:

$@$v=v1.20-rv1$@$

Resposta

A alternativa correta é letra C) As afirmativas III e IV são verdadeiras.

Explicação

Afirmativa I: Errada. O Papa que desempenhou o papel de árbitro internacional foi Alexandre VI, não Bonifácio IV.

Afirmativa II: Errada. A Bula Intercoetera não foi proclamada em 1491 e não estabeleceu uma linha imaginária a partir da Ilha da Madeira.

Afirmativa III: Verdadeira. O Tratado de Tordesilhas foi celebrado em 1494 e estabeleceu uma linha de demarcação a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde.

Afirmativa IV: Verdadeira. O Tratado de Tordesilhas demarcou os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão marítima e comercial.

Afirmativa V: Errada. O Tratado de Tordesilhas não estimulou a consolidação do reino português por meio da exploração das especiarias africanas e a formação do exército nacional.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *