Associados a atividades importantes e variadas na evolução das sociedades americanas modernas, os africanos conseguiram impor sua marca nas línguas, culturas, economias, além de participar, quase invariavelmente, na composição étnica das comunidades do Novo Mundo.
A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.
KNIGHT, F. W. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. A. (Org.). História geral da África:
África do século XIX à década de 1880. Brasília: Unesco, 2010 (adaptado).
Uma das contribuições da diáspora descrita no texto para o continente americano foi o(a)
- A) fim da escravidão indígena.
- B) declínio de monoculturas locais.
- C) introdução de técnicas produtivas.
- D) formação de sociedades estamentais.
- E) desvalorização das capitanias hereditárias.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) introdução de técnicas produtivas.
Gabarito: LETRA C
A sua influência alcançou mais fortemente as regiões do latifúndio agrícola, em comunidades cujo desenvolvimento ocorreu às margens do Atlântico e do mar das Antilhas, do sudeste dos Estados Unidos até a porção nordeste do Brasil, e ao longo das costas do Pacífico, na Colômbia, no Equador e no Peru.
- a) fim da escravidão indígena.
A escravização indígena permaneceria nas Américas até o século XIX, quando a diáspora africana já era uma realidade estabelecida há mais de três séculos. A escravização de indígenas e de africanos foi algo concomitante, ainda que tenham tido trajetórias diferentes na formação da América Latina. Alternativa errada.
- b) declínio de monoculturas locais.
Ora, a grande demanda por mão de obra escrava decorreu justamente do modelo agroexportador comprometido com a monocultura em latifúndios. O sucesso dessas monoculturas aumentou sobremaneira a demanda por escravos, o que impulsionaria o fenômeno em tela. O declínio de alguns desses latifúndios convergiria, em alguma medida, com o fim da escravidão negra nas Américas. Alternativa errada.
- c) introdução de técnicas produtivas.
Não se pode compreender o fenômeno da escravidão na colonização da América sem observar a conformação do latifúndio agroexportador. Seria com o sucesso desses investimentos que a demanda por escravos cresceria sobremaneira, ultrapassando os estoques de mão de obra locais. A introdução de técnicas produtivas levou decisivamente a um aumento da produtividade dessas áreas agrícolas, incrementando o processo de escravização, o que implicava na chamada diáspora a partir do século XVI. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) formação de sociedades estamentais.
As sociedades estamentais não foram particularmente fortes na América colonial, mas sim na Europa medieval. Ou seja, não faz sentido se relacionar os estamentos sociais à escravidão moderna. Alternativa errada.
- e) desvalorização das capitanias hereditárias.
O sistema das capitanias hereditárias colapsou sob suas próprias contradições, mas os seus casos de sucesso (Pernambuco e São Vicente) seriam importantes polos de demanda por escravos. Ou seja, não se pode atribuir ao seu declínio o aumento da diáspora africana. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário