Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, em finais do século XVII, atraiu para a região milhares de colonos de outras províncias, além de um grande número de europeus. Julgando-se com direito exclusivo de exploração das minas, os paulistas hostilizaram os forasteiros, que apelidaram de emboabas (em tupi, amô-abá significa “estrangeiro”) (GIANPAOLO, 1997). A respeito da Guerra dos Emboabas, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Os emboabas enfrentaram os paulistas em vários combates, entre eles, o mais marcante ocorreu no chamado Capão da traição, no qual 300 paulistas foram cercados pelos emboabas

Gabarito: Letra A

 

A Guerra dos Emboabas foi um conflito envolvendo bandeirantes paulistas contra exploradores de outras regiões que foram atraídos para a região das Minas em busca de enriquecimento.

 

Os Emboabas foram liderados por Manuel Nunes Viana e enfrentaram os paulistas em diversos combates, do qual o mais famoso episódio foi chamado de Capão da Traição, onde 300 paulistas foram cercados por Emboabas e após se renderem foram massacrados. 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: O confronto teve como motivo principal a disputa pela exploração do ouro.

 

Letra C: Os paulistas desejavam ter exclusividade nas terras de Minas, pois diziam que tinham descoberto essa região e pretendiam explorá-la para a mineração.

 

Letra D: Em 1709 o governo português interveio e, a fim de pacificar e melhor administrar a região, separou a capitania de São Paulo e Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro.

 

Letra E: Após vários conflitos os bandeirantes paulistas partiram em busca de novas explorações na região do Nordeste. Manuel Nunes Viana era o líder dos Emboabas e não dos paulistas.

 

Resposta baseada na fonte:


VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. Ed. Scipione, 1997.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *