Em relação ao trabalho na sociedade do Brasil colonial, é correto afirmar que os escravos
- A) indígenas foram importantes como mão-de-obra no Nordeste açucareiro, sendo os escravos africanos de menor número e menos importância nos engenhos.
- B) africanos foram importantes como mão-de-obra nas regiões de mineração do ouro na área central do Brasil, ao passo que os índios foram importantes nas atividades agrícolas.
- C) africanos eram considerados como as mãos e os pés dos senhores de engenhos de açúcar, devido a sua importância para a economia açucareira.
- D) indígenas foram importantes na economia colonial nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas sem a mesma importância na região da Amazônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) africanos eram considerados como as mãos e os pés dos senhores de engenhos de açúcar, devido a sua importância para a economia açucareira.
Gabarito: Letra C
africanos eram considerados como as mãos e os pés dos senhores de engenhos de açúcar, devido a sua importância para a economia açucareira.
Em relação ao trabalho na sociedade do Brasil colonial, os escravos africanos eram considerados como as mãos e os pés dos senhores de engenho de açúcar conforme apontou o padre jesuíta Antonil, que segundo Heloisa Starling e Lilia M. Schwarcz, era dono de frases tão sintéticas como cruéis.
E de fato, os escravizados africanos eram a parte mais importante da estrutura econômica açucareira, sendo responsáveis pelo cultivo da cana, produção e transporte do açúcar até os portos de exportação do Nordeste. Além disso, a escravidão era um importante negócio, dando lucros do tráfico ao trabalho compulsório na colônia.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: indígenas foram importantes como mão-de-obra no Nordeste açucareiro, sendo os escravos africanos de menor número e menos importância nos engenhos.
Os indígenas foram importantes como mão de obra no Nordeste açucareiro até a transição do trabalho realizada no século XVII, quando os escravizados africanos passaram a ser maior número e mais importantes nos engenhos.
Letra B: africanos foram importantes como mão-de-obra nas regiões de mineração do ouro na área central do Brasil, ao passo que os índios foram importantes nas atividades agrícolas.
Os escravizados africanos foram importantes como mão de obra nas regiões mineradoras (Minas Gerais e área central do Brasil), assim como nas atividades agrícolas, como o engenho de açúcar, as plantações de arroz, algodão, fumo, na pecuária, além dos trabalhos urbanos, como vendedores, carregadores, domésticos, dentre outras atividades.
Letra D: indígenas foram importantes na economia colonial nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas sem a mesma importância na região da Amazônia.
Os indígenas foram importantes na economia colonial na Amazônia, onde a presença da escravidão africana era muito reduzida. Também foram usados como trabalhadores em São Paulo e São Vicente e em partes do sul do Brasil graças ao contato com as missões jesuítas.
Referências:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHWARTZ, Stuart. "Escravidão indígena e o início da escravidão africana". In: SCHWARCZ, Lilia M. e GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.) Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Deixe um comentário