Sobre as colonizações na América, pode-se afirmar que:
- A) As colônias espanholas basearam seu trabalho em formas existentes na região anteriormente a própria chegada dos europeus, como a Mita e Encomienda, por isso os negros que foram levados para lá e tornaram-se a maior parte da população, não eram considerados escravos.
- B) As colônias inglesas foram divididas em colônias de povoamento e exploração, sendo que a primeira, na região norte, recebeu grande volume de ingleses fugitivos de perseguições políticas e religiosas.
- C) As colônias portuguesas foram responsáveis pelo envio de grande volume de ouro e prata, provocando um desequilíbrio financeiro em toda a Europa.
- D) As colônias francesas, nas Antilhas, foram as grandes concorrentes ao açúcar brasileiro, fato que provocou a Insurreição Pernambucana e levou a primeira grande crise do açúcar no Brasil.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As colônias inglesas foram divididas em colônias de povoamento e exploração, sendo que a primeira, na região norte, recebeu grande volume de ingleses fugitivos de perseguições políticas e religiosas.
Gabarito: alternativa B)
A questão é extremamente objetiva, devemos assinalar a alternativa que traz um argumento correto sobre as colonizações no continente americano.
Vejamos as alternativas:
a) As colônias espanholas basearam seu trabalho em formas existentes na região anteriormente a própria chegada dos europeus, como a Mita e Encomienda, por isso os negros que foram levados para lá e tornaram-se a maior parte da população, não eram considerados escravos.
Incorreta. Os negros foram considerados escravos, ou melhor, foram escravizados e não se tornaram a maior parte da população no território das colônias espanholas. A mita era uma modalidade de trabalho também conhecida como "repartimiento", esse sistema foi utilizado, sobretudo, para a extração de minérios. Seguindo a lógica da mita, os índios eram escalados por sorteio para trabalhar de forma compulsória.
A encomienda era outro sistema de trabalho, aqui as comunidades indígenas trabalhavam na agricultura ou na extração de metais preciosos em troca de receber uma educação religiosa dos "encomendeiros".
b) As colônias inglesas foram divididas em colônias de povoamento e exploração, sendo que a primeira, na região norte, recebeu grande volume de ingleses fugitivos de perseguições políticas e religiosas.
Correta! As colônias da região norte foram povoadas por um alto volume de ingleses e outros povos europeus fugitivos de perseguições políticas e religiosas. Muitos desses povos eram de religião protestante.
É importante ressaltar que também existem elementos de exploração nas colônias de povoamento e traços de povoamento na colônia de exploração, é um debate complexo e cabe aqui não ter uma visão simplista e achar, por exemplo, que ter sido uma colônia de povoamento garantiu o "sucesso" das 13 Colônias Inglesas, existem muitos outros fatores.
c) As colônias portuguesas foram responsáveis pelo envio de grande volume de ouro e prata, provocando um desequilíbrio financeiro em toda a Europa.
Incorreta. As colônias espanholas enviaram muito mais metais preciosos, Portugal demorou para encontrar ouro no Brasil se comparado ao caso espanhol.
d) As colônias francesas, nas Antilhas, foram as grandes concorrentes ao açúcar brasileiro, fato que provocou a Insurreição Pernambucana e levou a primeira grande crise do açúcar no Brasil.
Incorreta. A Insurreição Pernambucana ocorreu, principalmente, para expulsar os holandeses do território pernambucano. A mencionada crise do açúcar no Brasil realmente ocorreu por causa da competição com o açúcar das Antilhas, mas foi num período posterior à Insurreição de Pernambuco.
Deixe um comentário