Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A camada intermediária abrangia, nas Minas, indivíduos entregues a uma gama variada de atividades profissionais. Creio ser possível arriscar a hipótese de que poucos viviam com certo conforto e despreocupação, a grande maioria sendo constituída pelos que tinham de lutar diariamente pela subsistência, numa capitania inteiramente voltada para a faina aurífera e para a mineração de diamantes.

 

(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)

 

Entre os membros do grupo social apresentado no texto, viviam nas Minas Gerais do século XVIII:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) carpinteiros, padres e faiscadores.

Gabarito: Letra E

 

(carpinteiros, padres e faiscadores.)

 

A mineração possibilitou a criação de uma sociedade heterogênea onde conseguimos localizar uma gama de atividades produtivas exercidas por diferentes grupos sociais.

 

Podemos notar que essa sociedade das minas era formada por elementos de maior poder aquisitivo como os grandes latifundiários, os donos das minas, os administradores da Coroa Portuguesa e os integrantes de ordens religiosas de maior escalão.

 

Abaixo desse grupo estava a camada intermediária, não eram ricos e nem pobres ou desclassificados do ouro, nas palavras de Laura Mello de Souza. Essa "classe média" era formada por uma diversidade de ocupações, tais os donos de vendas, os mascates, os artesãos (como alfaiates, carpinteiros, sapateiros), os tropeiros, os pequenos roceiros que, em terrenos reduzidos, entregavam-se à agricultura de subsistência, os faiscadores que eram indivíduos que mineravam por conta própria e os padres seculares, que eram representantes do baixo clero.

 

Na base da sociedade mineradora estavam os escravos e os indivíduos sujeitos às ocupações incertas, geralmente composto por homens livres: alguns brancos, mestiços ou escravos que haviam conseguido alforria.

  

Por que as demais estão incorretas?

  

Letra A: pecuaristas, alfaiates e escravos.

 

Como a questão solicita a alternativa que apresenta membros da camada intermediária, não seria essa alternativa, pois ela apresenta um membro de uma classe mais abastada (pecuaristas) e um membro de uma classe abaixo da intermediária (escravos).

 

Letra B: vendeiros, bandeirantes e grandes produtores rurais.

 

Como a questão solicita a alternativa que apresenta membros da camada intermediária, não seria essa alternativa, pois ela apresenta um membro de uma classe mais abastada (grandes produtores rurais).

  

Letra C: pintores, altos dignitários da Igreja e prostitutas.

 

Como a questão solicita a alternativa que apresenta membros da camada intermediária, não seria essa alternativa, pois ela apresenta um membro de uma classe mais abastada (altos dignitários da Igreja) e um membro de uma classe abaixo da intermediária (prostitutas).

  

Letra D: tropeiros, contratadores de diamante e romeiros.

 

Como a questão solicita a alternativa que apresenta membros da camada intermediária, não seria essa alternativa, pois ela apresenta um membro de uma classe mais abastada (contratadores de diamantes)

  

Referências:

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

 

MULTIRIO. A sociedade mineradora. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/sociedade_mineradora.html

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *