TEXTO PARA A QUESTÃO
“Aquilo que fundamental e essencialmente forma a nossa economia agrária, no passado como ainda no presente, é a grande exploração rural em que se conjugam, em sistema, a grande propriedade fundiária com o trabalho coletivo e em cooperação e conjunto de numerosos trabalhadores. No passado, esses trabalhadores eram escravos, e era isto que constituía o sistema, perfeitamente caracterizado, que os economistas ingleses denominavam plantation system, largamente difundido por todas as áreas tropicais e subtropicais colonizadas por europeus (…)”.
(BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1977).
Sobre o tipo de sistema econômico citado no texto, é correto afirmar:
- A) O sistema de plantation, caracterizado pelo trabalho escravo e pela grande propriedade rural, teve seu início no Brasil com o plantio do café.
- B) O sistema de plantation, caracterizado pelo trabalho escravo e pela grande propriedade rural, não foi utilizado a princípio no Brasil, já que o maior interesse dos colonizadores era a extração de metais.
- C) O sistema de plantation faz parte de um projeto colonizador que visava povoar as áreas, através do trabalho coletivo e em cooperação nas pequenas propriedades rurais.
- D) O sistema de plantation é característico das chamadas colônias de exploração, pois a utilização de mão-de-obra escrava em grandes propriedades permitia a maximização da extração de lucro.
- E) O sistema de plantation foi utilizado amplamente no período colonial, mas hoje não possuí nenhum tipo de atualidade uma vez que utilizava mão-de-obra escrava, abolida no final do século XIX.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é a letra D) O sistema de plantation é característico das chamadas colônias de exploração, pois a utilização de mão-de-obra escrava em grandes propriedades permitia a maximização da extração de lucro.
Essa alternativa é a correta porque o texto apresentado destaca a característica fundamental do sistema de plantation, que é a combinação da grande propriedade fundiária com o trabalho coletivo e em cooperação de numerosos trabalhadores, que no passado eram escravos. Além disso, o texto também destaca que esse sistema foi largamente difundido por todas as áreas tropicais e subtropicais colonizadas por europeus, o que caracteriza as colônias de exploração.
Deixe um comentário